Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chove no Distrito Federal após 23 dias de estiagem

Inmet prevê tempestades e rajadas de vento na capital federal até o final de semana

Brasília|Thaís Rodrigues, do R7, em Brasília

Registro de chuvas no Recanto das Emas nesta sexta-feira (24)
Registro de chuvas no Recanto das Emas nesta sexta-feira (24) Registro de chuvas no Recanto das Emas nesta sexta-feira (24)

Após 23 dias de seca, chove em algumas regiões do Distrito Federal nesta sexta-feira (24). As chuvas começaram por volta das 15h. Registros foram feitos na Ceilândia, Recanto das Emas, Valparaíso (GO), Lago Norte, Asa Sul, Gama e Samambaia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que as precipitações virão com ventos intensos (40 a 60 km/h) e há a possibilidade de tempestades e chuvas com granizo em áreas isoladas a partir desta quinta-feira (23), que podem se estender até o final de semana

No sábado (25), a tendência é que o céu tenha nuvens carregadas e pancadas de chuva no fim da tarde. A temperatura mínima fica em 21ºC e a máxima em 31ºC. A umidade do ar varia entre 70% e 35%. A condição meteorológica deve ser parecida no domingo (26). Segundo a previsão do Inmet, a tendência é que a temperatura fique entre 20ºC e 31ºC, e a umidade relativa do ar entre 70% e 30%. O céu também fica com nuvens e há a possibilidade de chuva.

Segundo a meteorologista Nayane Araújo, a combinação das altas temperaturas formaram nuvens grandes e carregadas, o que provocou as chuvas. “É um fenômeno muito comum na entrada da primavera e no verão também”, disse.

Publicidade

O Inmet comunicou que, apesar das chuvas, as temperaturas no DF continuarão elevadas, na casa dos 32 ºC, mas não extrapolarão a marca de 37,1 ºC. A temperatura, marcada em Planaltina, foi a mais elevada para o mês de setembro desde o início da série histórica, em 1960. A partir da próxima terça-feira (28), a previsão é de volta da seca.

O Distrito Federal estva há mais de 23 dias consecutivos sem chuvas – houve chuvas fracas e isoladas no final do mês passado. Segundo a especialista, entretanto, a última precipitação significativa ocorreu no dia 15 de julho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.