Chuva arrasta mulher e carro, invade casas e transforma ruas em 'rios' no Entorno do DF; veja vídeos
Moradora de Valparaíso diz que perdeu tudo: 'emprestei roupa da vizinha'; previsão é de chuvas e ventos fortes até fim de semana
Brasília|Lucas Nanini, do R7, em Brasília
As fortes chuvas que atingiram as cidades do Entorno do Distrito Federal, principalmente no fim da tarde desta quarta-feira (13), deixaram estragos. Ruas viraram rios, estruturas cederam, casas e escolas ficaram alagadas e carros foram arrastados pela força da água ou ficaram presos no trânsito. No Céu Azul, em Valparaíso, uma mulher foi levada pela enxurrada (veja vídeo).
Em um condomínio da mesma cidade, a chuva atingiu todos os cômodos de uma residência. A atendente Maria Isalmar Costa Susano Oliveira mora no local com a filha de 10 anos, mas estava em uma agência bancária no momento da tempestade. Ela diz que perdeu tudo.
“Não consegui salvar nem roupa, estou usando a roupa da vizinha hoje. Vizinhos tentaram me ligar, mas eu estava sem internet. Quando cheguei, vi que estavam todos na rua, olhei a casa e fiquei desesperada”, afirma Isalmar.
A chuva atingiu móveis, roupas e aparelhos eletrônicos, que estavam ligados na tomada. Segundo a atendente, a água chegou a 1 metro de altura dentro da casa. “Acho que foi livramento. Graças a Deus que eu tinha saído com a minha filha, senão eu poderia ter morrido. Podia ter tomado choque, teve um muro que caiu”, disse.
Na escola Joaquim Gilberto, no Jardim Ingá, em Luziânia, as águas tomaram todas as salas. Os profissionais da unidade tiveram de retirar materiais do chão para não estragar. Não havia aula no momento, pois era dia de reunião entre pais e professores.
“A chuva começou às 16h30, ficamos na escola até as 17h. Meia hora de chuva, foi muita água, alagou todo o pátio e invadiu as salas de aula”, afirmou o auxiliar administrativo operacional Flaviano Azevedo, que estava com a mulher na unidade escolar. “Eu acredito que por se tratar de crianças pequenas, de 6 a 10 anos, seria um desespero se elas estivessem na escola.”
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o mau tempo foi visto em áreas isoladas do Entorno do DF. Foram chuvas fortes, mas durante um período curto. Devido ao quadro, a instituição emitiu um alerta para risco de tempestades e ventos, que deve se manter nesta quinta (14).
A situação deve se manter por todo o fim de semana, informou o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Inmet. “A previsão é de pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas, e não descartamos essa espécie de 'chuva típica de verão', apesar de estarmos no outono, com chuva forte, de curta duração e forte intensidade, rajada de ventos e trovoadas, até mesmo queda de granizo. Esse cenário deve se repetir para sexta e sábado. No domingo a previsão é de apenas chuva.”