Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Ciro Nogueira nega pacto de não agressão com Lula e reafirma oposição

Senador avalia que eleição de 2026 deve repetir polarização entre Lula e bolsonarismo

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, nega pacto de não agressão com Lula e mantém oposição ao governo.
  • O senador acredita que a eleição de 2026 deve repetir a polarização entre Lula e o bolsonarismo.
  • Ciro afirma que o eleitorado do Piauí sabe separar as disputas presidenciais do seu trabalho parlamentar.
  • Ele descarta a viabilidade de uma terceira via e prevê um segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula e Ciro Nogueira
Ciro garantiu que não apoiará Lula nas eleições no Piauí Montagem - Adnan Abidi/Reuters - 22.2.2026 e Saulo Cruz/Agência Senado - 29.4.2025

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, negou a existência de pacto de não agressão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano. Segundo ele, a postura de oposição ao governo será mantida, como ocorre desde o início do mandato.

De acordo com o parlamentar, não há acordo político nem razão para aproximação com o chefe do Executivo.


“Não teve esse pacto. Eu tenho o viés desde o início do mandato de oposição, só que agora eu estou focado na questão de reeleição. Acho que, na questão de eleição, você se preocupa mais com os assuntos dentro do próprio estado, dos problemas do estado do Piauí. O tempo vai dizer se teve esse pacto ou não, quem eu vou apoiar ou não”, disse Ciro ao JR ENTREVISTA, nessa quarta-feira (4).

leia mais

Durante a conversa, o senador afirmou também não apoiar Lula na disputa no Piauí. Apesar de reconhecer preferência expressiva do eleitorado local pelo presidente, declarou confiança na capacidade de distinção entre eleição presidencial e atuação parlamentar.


“O eleitor piauense, é verdade que tem uma preferência pelo presidente Lula, mas sabe separar. Eu já ganhei eleição contra o Lula, já ganhei ao lado do PT do estado. Então, eu acho que as pessoas no Piauí sabem separar quem trabalha, quem realizou. Eu sou o homem público que mais levou recurso na história daquele estado, muito longe do segundo colocado”, destacou.

Ao avaliar o governo federal, o dirigente do PP afirmou considerar Lula um grande presidente nos dois primeiros mandatos. Na gestão atual, porém, apontou divisão no país.


“Foi um presidente que veio mais para dividir o nosso país do que para enfrentar os problemas reais que nós temos.”

Candidatura de Flávio Bolsonaro

No campo da direita, Ciro comentou eventual candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao Planalto. Segundo ele, o PP pode oferecer apoio, a depender da condução da campanha.


“Depende agora mais dele, de como ele vai encaminhar sua campanha, se vai ser uma campanha para unificar o país, falar para o centro, falar para a maioria, como ele tem vindo até agora, tem ido muito bem. Tem tudo para que a gente possa consolidar no futuro este apoio. Agora, se ele mudar esse caminho, ser um candidato apenas para falar para a bolha bolsonarista, um candidato apenas para defender o legado do pai, aí não atrai o nosso eleitorado, que é um eleitorado mais de centro”, analisou.

Na avaliação do senador, será preciso ampliar alianças e direcionar o discurso ao futuro. Ele reconheceu associação de Flávio à polarização política, além de mencionar desgaste da sociedade com esse cenário.

“Eu acho que ninguém aguenta mais essa briga, essa disputa sem fim, em que os interesses da população ficam em segundo plano. Fica Brasília o tempo todo perdendo tempo com disputas inúteis”, afirmou.

“Eu espero que o Flávio não faça isso, porque se ele vier para a campanha dessa forma, vai perder a eleição. Agora, se ele vier com viés de olhar para o futuro, esquecer o passado, virar essa página da nossa história, aí tem tudo para ser um grande presidente”, acrescentou.

Cenário eleitoral

Ciro descartou viabilidade de terceira via em 2026. Na projeção dele, o segundo turno tende a reunir Lula e Flávio Bolsonaro.

“Não acredito em terceira via no nosso país. Eu acho que já está consolidado, fatalmente. Não tem nenhum candidato que possa tirar nem Lula, nem Flávio do segundo turno. Acho que isso aí já está consolidado.”

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.