CNH sem autoescola: saiba como funcionará mercado de trabalho para instrutores autônomos
Segundo governo, proposta vai ampliar oportunidade de emprego para profissionais e permitirá mais opções para candidatos
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Ministério dos Transportes afirmou que proposta que elimina a obrigatoriedade das autoescolas para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) abre espaço no mercado de trabalho para instrutores autônomos sem vínculo com um CFC (Centro de Formação de Condutores).
“A medida irá ampliar as oportunidades de emprego para esses profissionais, além de permitir que o candidato tenha uma opção a mais na hora de escolher como aprender”, destacou a pasta.
O novo modelo elimina a exigência da carga mínima de 20 horas-aula práticas. Com isso, o candidato poderá escolher entre contratar um CFC ou um instrutor autônomo credenciado pelos Detran.
Leia mais
Como será a preparação para os instrutores
Segundo o ministério, a capacitação dos profissionais autônomos deverá incluir aulas com foco no desenvolvimento de habilidades pedagógicas, no conhecimento técnico das leis de trânsito e na condução responsável.
No fim do curso, os instrutores deverão passar por uma prova para avaliação de aproveitamento, e se aprovados, receberão um certificado de conclusão.
Depois de realizar o curso, o profissional precisará ser autorizado pelo Detran para exercer a atividade. Só depois dessa etapa, o instrutor terá seu nome registrado junto ao Ministério dos Transportes.
Os cidadãos ainda poderão verificar se um profissional que se anuncia, por exemplo, em redes sociais oferecendo aulas, está devidamente apto para ser contratado.
Fiscalização
A fiscalização por parte dos órgãos de trânsito poderá ser feita a qualquer momento. Por isso, durante a execução das aulas práticas de direção veicular, o instrutor deverá portar os seguintes documentos obrigatórios:
- CNH;
- Credencial de Instrutor ou crachá fornecido pelo órgão competente;
- Licença de Aprendizagem Veicular;
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
De acordo com a pasta, quem já atua como instrutor, contratado por uma autoescola poderá seguir normalmente com suas atividades e, paralelamente, trabalhar de maneira autônoma.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
