Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Com dezenas de escolas em SP sem energia, ministro garante geradores para manter Enem neste domingo

Prédios foram prejudicados por temporal registrado em várias cidades; Ministério de Minas e Energia exigiu uma sala de situação

Brasília|Laísa Lopes, do R7, em Brasília

Candidatos farão o 1º dia de provas neste domingo
Candidatos farão o 1º dia de provas neste domingo

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, garantiu que haverá fornecimento de energia elétrica aos locais de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em São Paulo, neste domingo (5).

A concessionária Enel afirmou que 47 das 308 escolas onde as provas serão aplicadas ainda tinham o fornecimento interrompido às 21h do sábado (4) por causa do temporal que atingiu várias cidades na sexta-feira (3).

De acordo com a pasta, nos locais onde a energia elétrica não for restabelecida por meio do sistema de distribuição, as concessionárias devem fornecer geradores para garantir o direito dos candidatos ao Enem. Também foi determinada a abertura de uma sala de situação para acompanhar o fornecimento de energia elétrica no estado.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) trabalham junto com as concessionárias de distribuição de energia elétrica do estado para identificar as situações de falta de fornecimento em decorrência das fortes chuvas. Cerca de 90% do serviço de distribuição de energia em São Paulo já funciona normalmente.


A pasta também já havia solicitado a todas as distribuidoras que organizassem planos de contingência para a garantia do fornecimento de energia elétrica nas datas de realização do Enem.

O ministro Alexandre Silveira afirmou que mantém diálogo com o governo de São Paulo e com as prefeituras para resolver a situação.


Temporal em São Paulo

Moradores das zonas norte, sul, leste e oeste da capital paulista amanheceram sem energia neste sábado (4) após a cidade ser atingida por um temporal na tarde desta sexta (3).

Além da falta de energia, os residentes reclamam da instabilidade de sinal de telefone e de internet de várias operadoras.

Em nota, a Enel disse que os canais de atendimento estão trabalhando de forma "ininterrupta" para atender a população e normalizar o sistema.

Leia abaixo a nota na íntegra:

“A Enel Distribuição São Paulo informa que as fortes chuvas, acompanhadas de rajadas de vento de até 100 km/h, que atingiram a área de concessão nesta sexta-feira (3) provocaram quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica, danificando trechos inteiros da rede de distribuição em diversos pontos. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados mais de 870 chamados para quedas de árvores. A companhia reforçou as equipes em campo, nos canais de atendimento e no centro de controle e está trabalhando de forma ininterrupta para normalizar o fornecimento de energia para todos. Informa ainda que as regiões mais afetadas foram as zonas Sul e Oeste e está avaliando a extensão dos danos causados. Devido à complexidade do reparo e a necessidade de reconstrução de trechos da rede, o restabelecimento da energia se dará de forma gradual e, em alguns casos, pode levar mais tempo.”

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.