Com aumento de doenças respiratórias em crianças, Saúde do DF faz treinamento de emergência
Pasta promoveu um treinamento com 32 profissionais para lidar com emergências pediátricas
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
O aumento de pacientes com doenças respiratórias no Distrito Federal levou a Secretaria de Saúde a promover, nesse sábado (1º), um treinamento de emergência pediátrica com 32 profissionais da rede pública, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Na última semana, seis crianças foram internadas e um bebê morreu por causa de um surto de gripe em abrigo em Taguatinga.
Os participantes do curso fizeram treinamento prático de ventilação mecânica, ventilação não invasiva, intubação, uso de medicamentos e como lidar com pacientes em choque. Segundo o Governo do DF, o evento aconteceu por uma parceiria entre a secretaria, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) e a Sociedade de Pediatria do DF.
A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, destacou que o aumento no número dos casos de doenças respiratórias acontece pela época do ano. Uma das formas de preparar os hospitais para enfrentar as ocorrências é "a educação continuada", segundo ela.
Caso de morte
Na última semana, seis crianças foram internadas e um bebê morreu após surto de gripe em um abrigo de Taguatinga. Os pacientes mais graves foram encaminhados para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT).
Sobre o surto, a secretaria informou que, nessa quarta-feira (29), profissionais da saúde foram ao abrigo para acompanhar a situação das crianças e realizar orientações. Ainda de acordo com a pasta, ações de prevenção de novos casos já foram realizadas.
"A SES [Secretaria de Estado da Saúde] ressalta que todas as crianças do abrigo que apresentam sintomas respiratórios já estavam sendo acompanhadas pela equipe da UBS e na visita foram novamente avaliadas pelo médico responsável", informou a pasta.
Com informações da Agência Brasília