Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Com aumento de doenças respiratórias em crianças, Saúde do DF faz treinamento de emergência

Pasta promoveu um treinamento com 32 profissionais para lidar com emergências pediátricas

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília


Profissional de saúde treina socorro em boneco
Profissional de saúde treina socorro em boneco

O aumento de pacientes com doenças respiratórias no Distrito Federal levou a Secretaria de Saúde a promover, nesse sábado (1º), um treinamento de emergência pediátrica com 32 profissionais da rede pública, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Na última semana, seis crianças foram internadas e um bebê morreu por causa de um surto de gripe em abrigo em Taguatinga.

Os participantes do curso fizeram treinamento prático de ventilação mecânica, ventilação não invasiva, intubação, uso de medicamentos e como lidar com pacientes em choque. Segundo o Governo do DF, o evento aconteceu por uma parceiria entre a secretaria, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) e a Sociedade de Pediatria do DF.

A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, destacou que o aumento no número dos casos de doenças respiratórias acontece pela época do ano. Uma das formas de preparar os hospitais para enfrentar as ocorrências é "a educação continuada", segundo ela.

Caso de morte

Na última semana, seis crianças foram internadas e um bebê morreu após surto de gripe em um abrigo de Taguatinga. Os pacientes mais graves foram encaminhados para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT).


Sobre o surto, a secretaria informou que, nessa quarta-feira (29), profissionais da saúde foram ao abrigo para acompanhar a situação das crianças e realizar orientações. Ainda de acordo com a pasta, ações de prevenção de novos casos já foram realizadas.

"A SES [Secretaria de Estado da Saúde] ressalta que todas as crianças do abrigo que apresentam sintomas respiratórios já estavam sendo acompanhadas pela equipe da UBS e na visita foram novamente avaliadas pelo médico responsável", informou a pasta.

Com informações da Agência Brasília

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.