Com debate sobre segurança em alta, Lewandowski é convocado a duas reuniões na Câmara
Nesta terça-feira (4), as comissões de Segurança Pública e de Relações Exteriores devem ouvir o ministro
Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, tem dois compromissos nesta terça-feira (4) na Câmara dos Deputados.
Com o tema da segurança pública em alta, Lewandowski foi convocado a participar de reuniões de comissões na Casa.
Um dos principais assuntos da pauta será a megaoperação policial da última terça-feira (28), ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos — entre eles, quatro policiais.
Leia mais
A PEC da Segurança Pública, que prevê a criação do “SUS da Segurança”, passando a coordenar as ações entre União, estados e municípios, também deve ser abordada nos debates. O texto é criticado pela oposição ao governo.
Outro possível tema é o projeto de lei antifacção, assinado na sexta-feira (31) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e encaminhado ao Congresso em regime de urgência.
Quais comissões convocaram Lewandowski
Às 11h, o ministro, convocado pelo líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), deve prestar explicações à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado sobre a megaoperação contra o Comando Vermelho, ocorrida nos complexos do Alemão e da Penha.
Na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, em sessão prevista para começar às 14h30, Lewandowski foi convocado para falar sobre a atuação do governo federal na concessão de proteção internacional à ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia.
Condenada a 15 anos de prisão, Nadine pediu asilo ao Brasil alegando perseguição política. Após o deferimento do pedido, ela desembarcou no país em um avião da Força Aérea Brasileira no dia 16 de abril deste ano.
Na mesma comissão, em maio deste ano, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, defendeu asilo diplomático à ex-primeira dama por “razões humanitárias”.
De acordo com a pauta da reunião, outros “temas atuais e de relevância para a soberania, defesa e segurança nacionais, inseridos no âmbito de atuação da pasta” estão na pauta.
Uma terceira reunião com Lewandowski, na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, estava prevista, mas foi cancelada. O ministro havia sido convidado para participar de audiência pública sobre Segurança alimentar e acesso à água no sistema prisional.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
