Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

DF lidera incidência de casos de dengue no país e governador pede ajuda da população

Ibaneis Rocha usou as redes sociais para destacar a importância da 'ajuda de cada um' no combate ao Aedes aegypti

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

  • Google News
DF está em estado de emergência devido a dengue
DF está em estado de emergência devido a dengue Joel Rodrigues/ Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, usou as redes sociais para pedir a ajuda da população no combate à dengue. O DF lidera o ranking de incidência de casos em todo o Brasil, com 477 casos por 100 mil habitantes. O estado do Acre aparece em segundo lugar (212,5); seguido de Minas Gerais (166,5) e Paraná (145,1). Os dados são do painel de monitoramento do Ministério da Saúde, atualizado nesta quinta-feira (25).

Diante do cenário, Ibaneis decretou estado de emergência no DF, medida para garantir “agilidade na contratação de profissionais e na compra dos insumos necessários”. O governador destacou a importância do trabalho conjunto entre órgãos do governo e população. “Estamos trabalhando noite e dia para resolver essa situação, mas precisamos da ajuda de cada um”, disse.


Nos primeiros 20 dias deste mês, o DF registrou 16,6 mil casos prováveis de dengue, o equivalente a 34 registros por hora, segundo boletim da Secretaria de Saúde. O número equivale a um aumento de 646,5% das notificações comparado ao mesmo período do ano passado.

Pelas redes sociais, Ibaneis fez recomentações aos moradores do DF. “Orientamos que, nos casos leves, busquem uma das 176 UBS ou a tenda de acolhimento mais próxima. Sintomas como febre alta, dores no corpo, nas articulações, atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite e possíveis manchas vermelhas são sinais de alerta.”


O chefe do Buriti afirmou que casos mais greves, com sintomas como dores intensas na barriga, vômitos persistentes, sangramentos e tontura, a recomendação é que os pacientes busquem uma unidade de pronto atendimento ou os hospitais regionais.

Atendimento

No sábado, o governo montou nove tendas nas regiões com maior número de casos de dengue. Os locais servem para hidratação com soro dos pacientes e orientação dos casos suspeitos de dengue. Em três dias de operação, as tendas registraram 7 mil atendimentos. Elas estão montadas em Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente, Brazlândia, Taguatinga, Santa Maria, Recanto das Emas, São Sebastião, Estrutural e Sobradinho

A Defesa Civil também disponibilizou o número 199 para receber as demandas relacionadas a dengue, como denúncias de locais de criadouro do mosquito e dúvidas sobre atendimento. Durante os sete primeiros dias de funcionamento, o telefone recebeu 1,5 mil ligações, um aumento de 160% em relação a semana anterior, quando o atendimento por dengue não estava no canal.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.