Com prazo se esgotando, Haddad se reúne com Motta em busca de saída para MP alternativa ao IOF
Governo admite dificuldade em aprovação de medida provisória, que perde a validade nesta quarta-feira se não for votada no Congresso
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), almoçaram juntos nesta quarta-feira (8) para tratar da medida provisória que amplia a arrecadação do governo, enviada ao Congresso como uma alternativa ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Segundo apurou o R7, o encontro contou também com a participação da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e líderes do governo no Congresso.
Após a reunião, ficou definido que a MP será levada para votação mesmo com dúvidas em relação ao placar. Outras conversas com líderes partidários são esperadas ao longo do dia.
leia mais
O Palácio do Planalto ainda negocia a aprovação da medida, que perde a validade nesta quarta se não for votada na Câmara e no Senado.
O governo intensificou a busca por apoio à proposta após o resultado da votação na comissão mista que analisou a MP, na terça-feira (7), quando a medida foi aprovada por só um voto de diferença: foram 13 votos a favor, e 12 contrários.
Nos bastidores, governistas consideram que não há um ponto específico que esteja travando o texto, e que a falta de apoio entre parlamentares está relacionada a uma preocupação eleitoral com 2026.
Nas redes sociais, Gleisi disse que “há setores trabalhando contra a aprovação, calculando que teriam benefícios eleitorais com uma derrota do governo”. Para a ministra, “na realidade, seria uma derrota para o Brasil e para a população”.
Caso a MP perca a validade, a gestão de Lula seria obrigada a rever gastos na casa dos R$ 17 bilhões.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
