Comércio do DF deve abrir mais de 3,5 mil vagas temporárias neste fim de ano
Programa QualificaDF prepara mão de obra para a alta temporada entre a Black Friday e o Natal
Brasília|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Com a aproximação de um dos períodos de maior movimentação do comércio, a expectativa de geração de empregos temporários no Distrito Federal aumenta. De acordo com dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a alta temporada de 2024/2025 registrou 76,5 mil contratações temporárias no setor de turismo em todo o Brasil — maior número desde 2015.
Seguindo essa tendência nacional, o DF espera anunciar mais de 3.500 vagas temporárias para o período entre Black Friday e Natal. Em 2024, o setor comercial do DF contratou cerca de 3.700 trabalhadores temporários, segundo a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal).
A grande questão para os lojistas, no entanto, continua sendo encontrar mão de obra qualificada para preencher essas vagas. Por isso, o governo atua com o programa QualificaDF, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, para qualificar essa mão de obra.
Leia mais
A iniciativa está na reta final das inscrições para uma nova turma de 12.500 alunos. Eles iniciarão as aulas em 13 de outubro e concluirão em 19 de dezembro.
“Estamos criando a ponte perfeita entre a necessidade do mercado e o sonho do emprego”, afirma Thales Mendes, secretário de Trabalho.
“Enquanto o comércio se prepara para o maior pico de vendas do ano, o QualificaDF entregará para a cidade milhares de profissionais recém-formados e motivados, com treinamento prático em áreas essenciais como técnica de vendas on-line, promotor de vendas, operador de caixa e almoxarifado e estoquista”, informou.
Entre os candidatos, há muitos jovens em busca do primeiro emprego e pais e mães de família que veem no trabalho temporário a chance de garantir uma renda extra de fim de ano — e, possivelmente, uma efetivação em 2026 — cenário comum para cerca de 15% dos temporários.
Inscreva-se no QualificaDF
Para os interessados em participar, as inscrições seguem abertas até 24 de setembro, exclusivamente pelo site (acesse aqui). O programa é totalmente gratuito e inclui benefícios como material didático, uniforme, transporte e lanche, com início previsto das aulas para 13 de outubro.
Perguntas e Respostas
Qual é a expectativa de geração de empregos temporários no Distrito Federal para o fim de ano?
A expectativa é de que o Distrito Federal anuncie mais de 3.500 vagas temporárias para o período entre a Black Friday e o Natal. Em 2024, o setor comercial do DF já contratou cerca de 3.700 trabalhadores temporários.
Qual é a tendência nacional em relação às contratações temporárias?
De acordo com dados da CNC, a alta temporada de 2024/2025 registrou 76,5 mil contratações temporárias no setor de turismo em todo o Brasil, o maior número desde 2015.
Como o governo do DF está se preparando para qualificar a mão de obra?
O governo está promovendo o programa QualificaDF, que visa qualificar a mão de obra para atender à demanda do comércio. As inscrições para uma nova turma de 12.500 alunos estão na reta final e as aulas terão início em 13 de outubro.
Quais áreas de treinamento o programa QualificaDF abrange?
O programa oferece treinamento prático em áreas essenciais como técnica de vendas on-line, promotor de vendas, operador de caixa, almoxarifado e estoquista.
Quem pode se inscrever no programa QualificaDF?
Os candidatos incluem muitos jovens em busca do primeiro emprego e pais e mães de família que veem no trabalho temporário uma oportunidade de garantir uma renda extra no fim de ano, com a possibilidade de efetivação em 2026 para cerca de 15% dos temporários.
Quando e como os interessados podem se inscrever no programa?
As inscrições estão abertas até 24 de setembro, exclusivamente pelo site do programa. A participação é gratuita e inclui benefícios como material didático, uniforme, transporte e lanche.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
