Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comissão no Senado quer ouvir redes de fast-food sobre sanduíches 'fakes'

Sanduíches 'McPicanha' e 'Whooper Costela' não apresentam em suas composições as carnes que constam em seus nomes

Brasília|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

Sanduíche 'McPicanha' não tem picanha em sua composição, apenas molho sabor picanha
Sanduíche 'McPicanha' não tem picanha em sua composição, apenas molho sabor picanha Sanduíche 'McPicanha' não tem picanha em sua composição, apenas molho sabor picanha

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização do Senado aprovou nesta terça-feira (3) um requerimento para uma audiência pública com representantes das redes de fast-food Burger King e McDonalds sobre denúncias feitas no Procon do DF (Distrito Federal) de publicidade enganosa na comercialização de sanduíches. A polêmica começou com a divulgação de que o McPicanha não leva o ingrediente contido no nome. O mesmo ocorreu com o Whopper Costela, do Burger King.

A questão foi confirmada pelas próprias empresas e gerou alvoroço nas redes sociais. Os senadores também vão convidar representantes do Procon, do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária); da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e de um blog para a audiência.

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) pontuou que "a forma como foi concluída a campanha publicitária do sanduíche induz ao entendimento de um produto com características diferentes daquele que tem sido entregue". "Induzir o consumidor a erro se caracteriza como publicidade enganosa. Precisamos debater esse caso e chamar as empresas denunciadas para que possam ter o devido direito de se defenderem", ressaltou.

O senador afirmou que é preciso "tirar a limpo" a situação. "Nós estamos na época das fake news. Sanduíche fake... Era só essa que faltava. Então, isso precisa ser esclarecido", disse.

Publicidade

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou que a situação é gravíssisma, "porque induz o consumidor ao erro". "Quantos e quantos milhões de brasileiros podem ter sido induzidos aos erros? Será que em outro país ocorreria isso?", defendeu.

Presidente da comissão, o senador Reguffe (União-DF) frisou que o caso "representa um total abuso por parte dessas empresas". "Vendem uma coisa e fazem o consumidor achar que estão adquirindo determinado produto e, na verdade, ali não tem nada desse produto que o consumidor objetiva consumir", disse.

Publicidade

McPicanha sem picanha

O Procon do Distrito Federal proibiu a rede de fast-food McDonald's de vender o hambúrguer McPicanha em todo o DF. A decisão foi tomada após um consumidor denunciar que o produto não tem o corte da carne nobre (picanha) na sua composição. A proibição está em vigor desde a quinta-feira (28).

"Com o recebimento da denúncia no último dia 18, a Fiscalização do Procon verificou que a empresa estava veiculando publicidade dos novos sanduíches nos canais oficiais do McDonald’s Brasil, em que pode ser verificada a seguinte informação: 'Produtos McPicanha: Picanha Salada Bacon e Picanha Cheddar Bacon. Hambúrguer 100% bovino com molho sabor picanha'", informou o órgão de fiscalização da Secretaria de Justiça e Cidadania.

Publicidade

A informação de que os sanduíches não têm o corte específico da carne na sua composição, apenas "aroma natural de picanha", foi confirmada pela própria empresa após várias queixas publicadas nas redes sociais.

Em nota, o McDonald's afirmou que a campanha busca "proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco" e traz "a novidade do exclusivo molho sabor picanha".

"Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara", ressalta o McDonald's.

Whopper Costela sem costela

Após proibir a venda do McPicanha do McDonald's, o Procon do Distrito Federal proibiu a rede de fast-food Burger King de comercializar o lanche Whopper Costela na capital. A decisão começou a valer na segunda-feira (2). Assim como no caso anterior, a medida foi adotada em razão de publicidade enganosa, já que o sanduíche não tem costela ao contrário do que o nome sugere.

Apesar de os ingredientes serem informados no site da empresa, a real composição do sanduíche não é divulgada de forma clara nas propagandas sobre o produto. Segundo o órgão de fiscalização, que é ligado à Secretaria de Justiça e Cidadania, a proibição da venda do produto é “cautelar e se justifica pela urgência em se coibir infração que atinge um grande número de consumidores”.

A própria rede confirmou que o sanduíche não possui costela, mas apenas aroma. "A rede ressalta que o produto, feito de paleta suína, leva em sua composição aroma de costela 100% natural sem qualquer ingrediente artificial. Além disso, reforça que desde o lançamento do produto sempre trouxe com clareza em sua comunicação e em todos os materiais e peças publicitárias, cardápios e materiais oficiais de marca a composição do hambúrguer presente no sanduiche — feito com carne de porco (paleta suína) e sabor de costela", informou em nota.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.