Comitê do governo federal vai mapear ações de recuperação de acervos culturais no RS
Equipe será formada por representantes de diversas pastas e será coordenada pelo Ministério da Cultura
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
O Ministério da Cultura instituiu nesta quarta-feira (25) o Comitê Interministerial de Governança do Patrimônio do Rio Grande do Sul, que deverá auxiliar os trabalhos de recuperação do patrimônio cultural e acervos de museus gaúchos. A equipe centralizará o mapeamento dos danos causados pelas enchentes, e contará com representantes do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), do governo estadual e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Veja mais
Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União, o grupo se reunirá a cada trinta dias, com a possibilidade de encontros extraordinários. A participação dos representantes do comitê e eventuais convidados será considerada prestação de serviço público relevante e não será remunerada.
Confira a lista de órgãos participantes:
- Ministério da Cultura, que o coordenará;
- Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;
- Ibram;
- Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional);
- Governo do Estado do Rio Grande do Sul;
- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul;
- Sistema Estadual de Museus do Estado do Rio Grande do Sul; e
- Unesco.
Coordenação
A publicação também prevê que o coordenador das ações poderá propor a criação e constituição de forças-tarefa para realizar ações de mapeamento de danos e recuperação do patrimônio cultural material e dos acervos; convocar audiências públicas e convidar especialistas para os encontros do grupo.
Estragos
Ao menos 50 museus foram afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Segundo informações da Secretaria de Estado da Cultura, 19 instituições foram inundadas e outras nove apresentaram problemas como a formação de goteiras.