Conselho de Ética da Câmara é instalado e tem deputado do União Brasil como presidente
Deputado Leur Lomanto (BA) foi eleito para presidir o colegiado que tem Republicanos e Podemos na liderança dos trabalhos
Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados foi instalado nesta quarta-feira (19) acompanhado da eleição dos líderes do colegiado. O deputado Leur Lomanto Junior (União-BA) foi escolhido por unanimidade para a presidência.
A primeira vice-presidência ficou com Albuquerque (Republicanos-RR) e a segunda vice-presidência com o deputado Bruno Ganem (Podemos-SP). As escolhas também foram unânimes.
Lomanto Junior anunciou a próxima reunião do conselho para quarta-feira (26), mas ainda espera a chegada das representações a serem analisadas pela Mesa Diretora. Sem a lista nas mãos, as lideranças não podem estabelecer uma pauta e publicar a ordem de prioridade das análises, decisão que cabe à presidência do colegiado.
Todas as representações da legislatura passada e que não foram analisadas perderam a validade, mas, só nesses primeiros três meses, foram protocolados 14 pedidos de avaliação no Conselho de Ética contra parlamentares. A maioria mira deputados da atual oposição, sendo 10 contra representantes do PL.
Apenas uma representação tem como alvo um parlamentar da base Márcio Jerry (PCdoB-MA). Ele é acusado de assédio contra a deputada Júlia Zanatta (PL-SC), por ter se aproximado da parlamentar por trás. Ela alega que ele se aproximou de forma desrespeitosa, o que Jerry nega.
Leur indicou que todas as representações serão analisadas, mas disse que o colegiado não servirá de palco para ofensas e embates políticos.