Convite de Trump impulsiona diálogo entre Lula e presidente da Turquia sobre Gaza
Além de Gaza, líderes discutiram COP, comércio e investimentos em infraestrutura
Brasília|Mariana Saraiva, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, na manhã desta quarta-feira (21), com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan. Durante o diálogo, os dois líderes trocaram impressões sobre a situação na Faixa de Gaza e os esforços internacionais em favor da paz na região.
A conversa ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidar Lula e Erdoğan a integrar o Conselho da Paz da Faixa de Gaza, órgão internacional voltado à reconstrução e à estabilidade do território, criado em meio às iniciativas para consolidar o cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Leia mais
Erdoğan elogiou a atuação do Brasil em fóruns multilaterais e cumprimentou Lula pela condução da presidência do G20 e da COP30. Ao tratar da agenda climática, o presidente turco afirmou que pretende aproveitar a experiência brasileira na preparação da COP31, prevista para ocorrer em novembro, na Turquia.
No contato, os dois chefes de Estado também avançaram nas discussões sobre a relação bilateral. Ambos defenderam a ampliação e a diversificação das trocas comerciais, que superaram US$ 5,5 bilhões em 2025.
Ficou acertada ainda a promoção de encontros entre representantes do setor privado, enquanto Erdoğan sinalizou o interesse de empresas turcas em ampliar investimentos no Brasil, especialmente na área de infraestrutura.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















