COP30: agenda segue indefinida e resumo de discussões será publicado neste domingo, diz presidente
Por falta de acordo, André Corrêa do Lago anunciou nova estratégia para que países decidam sobre entraves
Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília e Lis Cappi, do R7, enviada especial a Belém
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ainda sem acordo entre os países, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, anunciou neste sábado (15) que será publicado um resumo da discussão sobre os quatro itens que ainda estão de fora da agenda da conferência.
Os principais pontos de divergência na primeira semana do evento são o financiamento climático entre países ricos e em desenvolvimento; as chamadas NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas, na sigla em inglês); relatórios de transparência das informações e decisões unilaterais dos países que impactam o comércio internacional.
Leia mais
As NDCs são os compromissos construídos por cada país para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, previstos no Acordo de Paris.
Inicialmente, a previsão da cúpula da COP30 era a de que os temas fossem definidos até a quarta-feira (12), mas o embaixador André Corrêa do Lago decidiu prorrogar o prazo de consulta para até este sábado.
André Corrêa do Lago destacou que não há decisão de cima para baixo e como não foi possível chegar a um consenso no âmbito técnico, as discussões ficarão para a próxima semana, que será a fase política da COP30.
“Nós vamos publicar o nosso resumo das discussões e as partes vão decidir como elas querem proceder. Nós estamos realmente fazendo o exercício movido pelas partes, a presidência vai reagir para o que elas querem fazer”, comentou.
Para o domingo (16) não há reuniões marcadas e tanto a Green Zone quanto a Blue Zone não funcionam no domingo. A programação será retomada normalmente na segunda-feira (17).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













