Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Cotado para cadeira no STF, Pacheco se reúne com Fachin, Gonet e Alcolumbre

Presidente do STJ também esteve presente; encontro ocorreu na residência oficial do Senado

Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Rodrigo Pacheco se reuniu com Edson Fachin e outros líderes no Senado para discutir a indicação de um novo ministro do STF.
  • Pacheco é cotado para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, com apoio do centrão e moderados do Congresso.
  • Lula, que está em viagem à Itália, fará a indicação e busca uma pessoa que cumpra a Constituição e não um amigo pessoal.
  • Outros nomes considerados para a vaga incluem Jorge Messias e Bruno Dantas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Segundo presidente do Senado, encontro foi marcado pelo diálogo aberto
Segundo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, encontro foi marcado por diálogo aberto Reprodução/Instagram/13-10-2025

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) se reuniu nesta segunda-feira (13) com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e com o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Herman Benjamin, na residência oficial do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), em Brasília.

Ex-presidente do Senado, Pacheco passou a ser cotado para vaga no Supremo após o anúncio da saída do ministro Luís Roberto Barroso na semana passada.


Leia mais

A indicação será feita por Lula e, como Pacheco e o presidente da República mantêm uma boa relação — além de o senador ser visto como figura conciliadora — o nome dele tem sido aventado. Além disso, Pacheco agrada ao centrão e a setores moderados do Congresso, o que pode pesar na escolha de Lula.

“Conversamos sobre questões importantes para o Brasil e que vêm sendo debatidas desde a gestão de Pacheco à frente do Senado”, escreveu Alcolumbre nas redes sociais.


Segundo o presidente do Senado, a presença de Rodrigo Pacheco foi requisitada por ele ser o autor do projeto de atualização do Código Civil e presidente da comissão temporária criada para debater o tema.

“O encontro de hoje reafirma nosso respeito e reconhecimento à importância do Poder Judiciário para o país. O diálogo permanente e a união de esforços são fundamentais para fortalecer as instituições e construir um Brasil mais justo e equilibrado”, ressaltou o senador Davi Alcolumbre.


Outros cogitados

Outros possíveis nomes que podem ser indicados por Lula são o do advogado-geral da União, Jorge Messias, e o do ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas.

Lula está em viagem à Itália e deve anunciar o sucessor de Barroso nos próximos dias. Segundo ele, não será feita a indicação de “um amigo”, mas de uma pessoa que cumpra a Constituição.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.