Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

CPI do 8 de Janeiro aprova reconvocação do ex-comandante geral da PMDF

Pedido foi feito após contradições entre depoimento do militar e do general do Exército Gustavo Henrique Dutra de Menezes

Brasília|Fabíola Souza, do R7, em Brasília

Naime foi preso em 7 de fevereiro e continua detido
Naime foi preso em 7 de fevereiro e continua detido

Foi aprovada nesta quinta-feira (1) a reconvocação do coronel Jorge Eduardo Naime para prestar novos esclarecimentos a respeito do envolvimento nos atos extremistas de 8 de janeiro. O pedido ocorre em virtude das contradições entre o depoimento do militar e o do general do Exército Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ouvido no dia 15 de maio. Naime já havia prestado depoimento na CPI no dia 16 de março.

O coronel foi preso no dia 7 de fevereiro na 5ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga participantes, financiadores e fomentadores dos atos do dia 8 de janeiro no centro da capital federal. O militar continua detido.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Também foi aprovada a convocação do major Flávio Silvestre de Alencar, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Ele foi preso pela 12ª fase da Operação Lesa Pátria e continua detido.

Em um requerimento extrapauta, foi aprovada a colaboração do diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE) da Polícia Civil do Distrito Federal, Victor Dan de Alencar, para auxiliar a comissão em relação ao trabalho do grupo. A convocação do fotógrafo da Reuters Adriano Machado, para prestar esclarecimentos sobre os fatos ocorridos no dia 8 de janeiro, foi negada, pela segunda vez, na comissão.


Agenda de depoimentos

Estão marcados cinco depoimentos para o mês de junho. Os mais aguardados são o do ex-ministro do GSI general Gonçalves Dias e o do chefe interino do Departamento de Operações (DOP) em 8 de janeiro, Paulo José Ferreira. Veja os depoimentos agendados: 

5/6: Paulo José Ferreira, chefe interino do Departamento de Operações (DOP) em 8 de janeiro, e coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, ex-comandante do 1º Comando de Policiamento Regional (1º CPR) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF);


15/6: general Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI;

22/6: Alan Diego dos Santos, preso por tentar explodir um caminhão-tanque perto do Aeroporto de Brasília;

29/6: comandante-geral da PMDF, coronel Klepter Rosa Gonçalves.

'Falha da inteligência do GDF'

Naime foi ouvido pelos distritais no dia 16 de março. Quando foi responder a um questionamento do deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP), que quis saber quais outros órgãos teriam falhado além da PM, ele afirmou que a "inteligência do Governo do Distrito Federal foi a responsável pela falha no dia 8 de janeiro".

Leia mais: Coronel da PM diz a distritais que falha em 8 de janeiro foi da Inteligência da Segurança do DF

Na época, Naime era o chefe do Departamento de Operações (DOP) da PM, que articula e prepara tropas para eventos como as manifestações de 8 de janeiro. Na data, porém, ele estava de folga. Primeiro, o militar disse não ter como avaliar a atuação dos outros órgãos. “A grande falha que acarretou grande parte do problema e um efetivo da PM menor do que deveria ser foi a inteligência”, afirmou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.