CPI do 8/1 da Câmara Legislativa do DF aprova convocação de ex-diretor da Abin e outros nomes
Comissão retomou trabalhos nesta quinta e ouviu o major da Polícia Militar, Flávio Silvestre de Alencar
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quinta-feira (3), novas convocações e convites para oitivas de pessoas envolvidas nos atos de 8 de janeiro. A CPI ouviu o major da Polícia Militar Flávio Silvestre de Alencar, após a pausa do recesso parlamentar.
Serão ouvidos Saulo Moura da Cunha, ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); José Eduardo Natale de Paula Pereira, na época militar do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Armando Valentin Settin Lopes de Andrade, extremista preso após ter participado dos atos.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
No dia 31 de agosto, estava prevista a oitiva do coronel e chefe de Inteligência da Polícia Militar Reginaldo de Souza Leitão, mas o coronel solicitou uma nova data. Em seu lugar, serão colhidos os depoimentos de Armando Valentim e do cacique Sererê, indígena cuja prisão motivou os protestos de 12 de dezembro.
Antes deles, serão ouvidos o ex-ministro e ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres (dia 10), o diretor do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor) da Polícia Civil, Leonardo de Castro Cardoso (dia 17), e o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, Mauro Cid (24).