CPI dos atos extremistas solicita ao STF autorização para visitar presos
Pedido foi feito nesta segunda-feira (27) pelo relator da comissão, o deputado distrital Hermeto (MDB)
Brasília|Sarah Paes, do R7, em Brasília
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os atos extremistas de 8 de janeiro nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (27), para visitar os presos que estão nos complexos penitenciários Colmeia e Papuda, no Distrito Federal.
O requerimento foi realizado pelo relator da CPI, o deputado distrital Hermeto (MDB), que também solicitou ao tribunal todos os documentos já produzidos pelo STF até o momento. Hermeto ficou com a responsabilidade de preparar o roteiro das investigações.
O pedido inclui inquéritos, oitivas, laudos, relatórios — inclusive os sigilosos —, e imagens de circuitos internos e externos de videomonitoramento, decorrentes das buscas.
O relator já havia solicitado na quinta-feira (23), à Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), autorização para visita aos presos. Hermeto também pediu informações dos inquéritos, documentos e imagens às polícias Militar, Civil e Federal.
O objetivo da comissão instaurada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) é investigar e identificar todas as pessoas que colaboraram, participaram e financiaram as invasões e depredações dos patrimônios públicos para que possam ser punidas conforme a Lei.