Crise interna faz PT trocar comando da comunicação da campanha de Lula
Ex-ministro de Comunicação Franklin Martins vai deixar o cargo; cotado para a vaga é o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva
Brasília|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília
Em meio a atritos internos, o PT vai substituir o jornalista Franklin Martins na coodenação de comunicação da campanha eleitoral do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou a contar com Martins como ministro da Secretaria de Comunicação durante seu mandato. O principal cotado para assumir o posto é Edinho Silva, prefeito de Araraquara, cidade do interior de São Paulo.
Edinho foi tesoureiro da campanha à reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff e ministro-chefe da Secretaria de Comunicação. O prefeito está em um inquérito da Polícia Federal aberto com base em uma delação do empresário Joesley Batista, do grupo J&F.
A investigação mostrou que ele e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, liderança do PP, cometeram crime de corrupção durante a campanha. A Polícia Federal identificou que o empresário pagou propina ao PP em troca de apoio à campanha de Dilma.
No âmbito do comitê de campanha de Lula, uma crise se arrasta há semanas, com críticas internas à comunicação, que não estaria sendo feita da forma devida. A mudança, com a inclusão de Edinho no comando, acalmaria a crise interna.