Defensora pública federal Rita de Oliveira será secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos
Nome foi anunciado nesta sexta-feira pelo futuro ministro Silvio Almeida; posto é o segundo na hierarquia da pasta
Brasília|Sarah Paes, do R7, em Brasília
O futuro ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, anunciou nesta sexta-feira (30) o nome da defensora pública federal Rita Cristina de Oliveira como a próxima secretária executiva da pasta.
A Secretaria Executiva, segundo órgão na hierarquia da pasta, tem como finalidade auxiliar o ministro de Estado na definição de diretrizes, implementação de ações e na supervisão e coordenação das atividades.
Rita atua no Paraná, na área de direitos humanos, e coordena o Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais da Defensoria Pública da União. É especialista em direito público e mestranda em direitos humanos e democracia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Em 2021, integrou a Comissão de Juristas Negros e Negras instituída pela Câmara dos Deputados, que apresentou relatório contendo diversos projetos de reforma legislativa contra o racismo institucional.
"Rita se destaca pelo trabalho excepcional no campo dos direitos humanos e por sua sofisticada visão acerca do papel das políticas públicas na promoção da cidadania. É muito satisfatório ter nesta posição alguém que reúne, com sobras, todas as condições técnicas e políticas necessárias para conduzir os projetos do MDHC [Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania]", afirmou Silvio em suas redes sociais.