Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Defesa de Bolsonaro pede a Moraes instalação de televisão em cela da PF

Advogados dizem que Bolsonaro quer assistir televisão para acompanhar canais de divulgação de notícias

Brasília|Thaynara Lima, do R7, em Brasília*

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A defesa de Jair Bolsonaro solicitou a instalação de uma Smart TV na sua cela na Polícia Federal.
  • O ex-presidente deseja acesso a canais de notícias e plataformas de streaming, sem redes sociais.
  • Os advogados argumentam que isso é um direito e não interfere nas condições da pena.
  • A senadora Damares Alves pediu uma vistoria nas instalações da Superintendência da PF onde Bolsonaro está custodiado.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes que a Polícia Federal instale uma televisão, tipo Smart TV, na cela em que ele cumpre pena.

O ex-presidente está preso em Sala de Estado Maior, na Superintendência da PF em Brasília, desde 22 de novembro do ano passado.


No documento, enviado nessa quinta-feira (8) a Moraes, a defesa diz que o aparelho seria providenciado pelos familiares do ex-presidente e que o uso não será para acesso a redes sociais e comunicação direta ou indiretamente com terceiros, mas para “acompanhamento de canais de divulgação de notícias, inclusive por meio de plataformas de streaming, como o Youtube, unicamente para informação”.

leia mais

A defesa alega que Jair Bolsonaro tem direito a acessar meios de comunicação, em especial a programação jornalística e informativa. Segundo os advogados, essa é uma “expressão direta da dignidade da pessoa humana e integra o conjunto mínimo de garantias asseguradas sob custódia estatal”.


Ainda segundo a defesa do ex-presidente, o pedido não interfere no cumprimento das medidas cautelares e das condições impostas na execução penal.

“Trata-se de providência compatível com o regime de custódia, que não amplia prerrogativas, não fragiliza a fiscalização estatal e não cria qualquer risco à ordem, à segurança ou à efetividade das decisões judiciais já proferidas”, afirma o documento.


Se o pedido for autorizado, a defesa afirma que o controle do acesso à TV quanto à instalação, ao funcionamento e à fiscalização ficará fica a cargo da administração da PF, sob as normas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes.

Pedido de vistoria

Ainda na quinta-feira (8), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) encaminhou ao STF um pedido para que seja autorizada a realização de uma vistoria institucional nas dependências da Superintendência da Polícia Federal utilizadas para a custódia de Bolsonaro.


O requerimento também foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes. No documento, a parlamentar afirma que a iniciativa tem como objetivo verificar as condições estruturais, sanitárias e assistenciais do local, em cumprimento ao dever constitucional de fiscalização do Legislativo.

Damares destaca que, por se tratar de uma pessoa idosa, com histórico de procedimentos cirúrgicos e condições de saúde que exigem acompanhamento, seria necessária maior atenção institucional quanto ao ambiente em que Bolsonaro está preso.

Search Box

*Sob supervisão de Augusto Fernandes

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.