Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Defesa de condenada por assassinato dos pais pede anulação de júri

Adriana Villela foi considerada culpada no caso conhecido no DF como 'Crime da 113 Sul'; ela foi sentenciada a 67 anos de prisão

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

José Guilherme Villela e a mulher, Maria Villela, assinados pela filha
José Guilherme Villela e a mulher, Maria Villela, assinados pela filha José Guilherme Villela e a mulher, Maria Villela, assinados pela filha

A defesa da arquiteta Adriana Villela, condenada a 67 anos de prisão por mandar matar os pais, caso que ficou conhecido como "Crime da 113 Sul", entrou com um recurso pedindo o cancelamento da sessão do tribunal do júri que a condenou. A Primeira Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) deverá julgar o pedido em 23 de junho.

Adriana Villela foi considerada culpada do assassinato dos pais, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Guilherme Villela, da mulher dele e mãe de Adriana, Maria Vilella, e da empregada do casal, Francisca Nascimento, no apartamento onde moravam, na Superquadra 113 Sul, em Brasília, em 31 de agosto de 2009.

Além da arquiteta, a Justiça também condenou, por participação no crime, Francisco Mairlon Barros Aguiar, o ex-porteiro do Bloco C da 113 Sul, onde o casal morava, a 55 anos de prisão, e os executores do crime, Leonardo Campos Alves, a 60 anos de prisão, e o sobrinho de Leonardo, Paulo Cardoso Santana, a 62 anos de prisão.

Leia também

A filha de Adriana encontrou os corpos dos avós e da empregada, já em estado de decomposição. A arquiteta foi condenada por triplo homicídio qualificado por motivo torpe, por uso de meio que impediu a defesa das vítimas e por crueldade.

Publicidade

A primeira etapa das investigações, a cargo da 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), foi anulada por irregularidades. A delegada responsável pelo caso à época, Martha Vargas, acabou presa, dentre outras coisas, por crime de tortura. Tanto que o julgamento de Adriana Villela só ocorreu em 2 de outubro de 2019, dez anos depois do crime.

Pedido de cancelamento

A petição da defesa de Adriana tem mais de 200 páginas. Os advogados da arquiteta argumentam que teriam sido impedidos de acessar mídias com depoimentos dos réus confessos do crime. A suspeita dos advogados é que eles inocentariam a filha do casal Villela do triplo homicídio.

Publicidade

Outro argumento é que uma das juradas teria se manifestado nas redes sociais, dias antes do julgamento, com críticas ao advogado de Adriana, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. A defesa acusa a jurada de ter mentido sobre o fato durante a seleção do júri que condenou a arquitera.

Por último, a defesa repete, como afirmou à época do julgamento, que não haveria evidências da participação de Adriana no crime. "Pelo contrário, há mostras de conchavos entre a Polícia Civil do DF e Ministério Público, relatos de torturas dos réus e outras irregularidades que levaram 11 policiais à Justiça, dentre eles, a ex-delegada Martha Vargas, que foi condenada à prisão e expulsa da Polícia Civil do DF", afirmou a defesa, em nota.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.