Delegado da Polícia Federal morre em operação contra madeireiros em Mato Grosso
Roberto Moreira da Silva Filho é do DF, mas estava em Mato Grosso chefiando parte dos trabalhos da corporação contra a extração ilegal de madeira
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
Um delegado da Polícia Federal morreu baleado durante uma operação contra madeireiros ilegais em Mato Grosso. O caso ocorreu na madrugada de sexta-feira (26). Roberto Moreira da Silva Filho era do Distrito Federal, mas estava na região chefiando a Delegacia de Combate a Crimes Ambientais.
Segundo o R7 apurou, o delegado estava com uma equipe de policiais federais fazendo a abordagem de caminhões de madeireiros que fazem extração ilegal no estado de Mato Grosso. Um dos motoristas, porém, teria se recusado a parar e jogado o veículo contra o grupo de investigadores.
Para evitar que fossem atropelados, os policiais dispararam. Um dos tiros teria ricocheteado e atingido Moreira, que não resistiu aos ferimentos. Não está confirmado se o disparo foi da própria arma do delegado ou de algum outro agente federal.
Leia também
Uma nota da Superintendência da Polícia Federal de Mato Grosso, repassada aos integrantes da corporação, informa que “os fatos estão sendo apurados". “Presto as mais profundas condolências à família e aos amigos do estimado colega, que tanto engrandeceu a Polícia Federal com sua dedicação e companheirismo”, afirma o texto a que o R7 teve acesso.
Pelas redes sociais, o ministro da Justiça, Anderson Torres, lamentou o caso. "É com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do delegado da Polícia Federal Roberto Moreira da Silva Filho, baleado durante uma operação no Mato Grosso/MT. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Grande perda para a nossa PF", afirmou Torres.
A reportagem conversou com colegas do delegado federal, que destacaram que ele era dedicado e amava o trabalho na corporação. Em uma postagem nas redes, Moreira divulgou o juramento que fez ao assumir o cargo de delegado. “Juro pela minha honra que envidarei todos os meus esforços no cumprimento dos deveres do policial federal”, publicou.
O delegado trabalhava na Operação Onipresente, que faz parte de uma ação maior batizada de Guardiões do Bioma, que combate a ação de madeireiros ilegais e garimpeiros em estados como Pará, Roraima e Mato Grosso.