Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Democracia precisa ser ‘defendida com unhas e dentes’, diz Lula durante cerimônia do 8 de Janeiro; assista

Presidente fez um balanço dos três anos de governo e exaltou números positivos

Brasília|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Durante cerimônia, Lula destacou a importância da defesa da democracia após os eventos de 8 de Janeiro.
  • O presidente fez um balanço positivo dos últimos três anos de governo, mencionando a baixa inflação e o aumento do emprego.
  • Lula comentou sobre a superação das previsões negativas feitas por analistas e elogiou a atuação do Congresso e do STF.
  • A tentativa de golpe foi lembrada como um alerta de que a democracia deve ser constantemente defendida.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou durante a cerimônia que marcou os três anos dos atos de 8 de Janeiro, nesta quinta-feira em Brasília. Em sua fala, o político destacou a importância da manutenção do Estado Democrático de Direito após a data de 2023, além dos feitos do governo nos últimos anos de governo, como a baixa inflação acumulada e uma menor taxa de desemprego.

Ao comentar os indicadores atuais, o presidente ironizou as estimativas de resultados negativos feitas por analistas no início do governo. Lula citou as movimentações em torno de uma implementação do “caos na economia e desemprego”, em menção indireta a parlamentares que agiram a favor do tarifaço americano em 2025.


Lula aproveitou o evento para fazer acenos aos outros Poderes Reprodução/Record News

Lula aproveitou a cerimônia para fazer acenos aos demais Poderes, ao mencionar a aprovação dos projetos importantes para o governo no Congresso, como a PEC da transição. Ele também defendeu a atuação do STF (Supremo Tribunal Federal), principalmente no julgamento dos condenados nos atos golpistas, em que disse que todos os réus tiveram direito à ampla defesa.

Sobre os atos do 8 de Janeiro, o chefe do Executivo celebrou a data como uma vitória da democracia sobre os que “tentaram tomar o poder pela força, desprezando a vontade popular expressa nas urnas”. Apesar da superação da tentativa de golpe, ele reforçou a importância da manutenção da democracia e o empenho da população.


“A tentativa do golpe de 8 de janeiro de 2023 veio nos lembrar que a democracia não é uma conquista inabalável, ela será sempre uma obra em construção, sujeita ao permanente assédio de novos e velhos candidatos a ditadores. Por isso, a democracia precisa ser zelada com carinho e defendida com unhas e dentes dia após dia”, afirmou Lula.

Search Box

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.