Depois de três anos, Campus Party Brasília começa nesta quarta (23)
Evento de tecnologia segue até domingo (27) com 400 horas de programação divididas entre atrações gratuitas e pagas
Brasília|Rossini Gomes, do R7, em Brasília
De portas fechadas durante três anos por causa da pandemia, a 4ª edição da Campus Party Brasília (CPBSB4) começa nesta quarta-feira (23) de forma híbrida, com programação presencial no Estádio Nacional Mané Garrincha e virtual. São esperados 100 mil participantes nas 400 horas do evento de tecnologia, que segue até domingo (27) com atrações gratuitas e pagas.
Entre os destaques da CPBSB4 estão corrida de drones e palestras com detalhes sobre o Habitat Marte, dadas por um astronauta análogo que reproduziu na própria fazenda condições similares às de Marte, e pelo produtor de efeitos especiais da série Game of Thrones e de vários filmes, com dicas para interessados em design e efeitos.
A organização da Campus Party descreve o evento como "a maior experiência geek do mundo" e que tem como objetivo "criar cada vez mais um ambiente imersivo e disruptivo para debater sobre tecnologia, criatividade, inovação e educação".
A abertura será feita a partir das 20h, com um show do DJ Bhaskar, seguido da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. De acordo com o governo do Distrito Federal, haverá limitação no número de pessoas na área interna do estádio. "Todos os protocolos de segurança impostos pela Covid-19 serão reforçados", diz a organização.
ÁREA OPEN
Na Área Open, espaço gratuito e aberto ao público, os visitantes terão acesso à Campus Play, área que concentra os campeonatos de gamers e conteúdos voltados aos jogos digitais. Também será possível conhecer a Arena de Drones e o Palco Empreendedorismo (uma parceria com o Sebrae), onde palestrantes darão conteúdos e dicas importantes a quem já empreende ou quer empreender.
ARENA DA CAMPUS
A Arena da Campus é um espaço pago e fechado aos inscritos. São esperadas cerca de 7.000 pessoas. Os participantes poderão acompanhar as atividades desenvolvidas em quatro palcos distintos, que abordarão temas do universo da tecnologia, programação e entretenimento digital, metaverso e games. No camping, são esperadas cerca de 3.000 pessoas, tornando a CPBSB4 a segunda maior edição de Campus Party do mundo, segundo a organização.
Os detalhes sobre a compra do ingresso e a programação podem ser consultados no site oficial do evento.
A Campus Party Brasília conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O secretário da pasta, Gilvan Máximo, acredita no sucesso do evento. "Brasília se tornou a casa da Campus Party e será recebida com muito carinho, muito amor e muita festa para os campuseiros e visitantes”, ressalta o secretário.
Programação
Na quinta-feira (24), primeiro dia de palestras, haverá a oficina "Meu primeiro robô". A fundadora do Espaço da Robótica, Lana Nárcia, ensinará como construir e programar um avião com o Lego WeDo 1.0 e os primeiros passos para a construção e programação de um robô, além de mostrar o famoso software Scratch.
Na palestra "Do sertão a Marte: chances para ser astronauta", o astronauta análogo Julio Rezende explicará como uma fazenda no sertão do Rio Grande do Norte se tornou um dos principais celeiros em inovação na área espacial no Brasil. O Habitat Marte se destaca como uma estação espacial que já realizou mais de cem missões, tendo mais de 500 participantes de 30 países em missões de simulação espacial.
O jornalista Iberê Thenório vai mostrar na palestra online "Por que não comprar pronto?" que construir coisas por conta própria não é só um hobby, uma moda ou questão de necessidade. O aprendizado, segundo a organização, vai muito além do objeto fabricado e abre portas para as habilidades mais necessárias nas profissões do futuro.