Deputado distrital Claudio Abrantes troca PDT por PSD
A solenidade de filiação, na sede nacional do PSD, contou com a participação do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
Um dia depois de divulgar a carta de desfiliação do PDT, o deputado Distrital Claudio Abrantes se filiou ao PSD no início da tarde desta quarta-feira (30). A cerimônia aconteceu na sede nacional do partido no DF. Com a saída de Abrantes, o PDT ficou sem cadeiras na CLDF (Câmara Legislativa do DF). O R7 apurou que o Buriti trabalhou nos bastidores pela filiação do parlamentar na nova legenda.
Dois fatores levaram à saída de Abrantes do PDT. O principal deles foi a demora do diretório regional do partido em definir a nominata, relação de nomes que vão competir nas eleições deste ano. Outro foi um desconforto interno gerado pela aderência do parlamentar às pautas do GDF.
Leia também
Em conversa com o R7 na CLDF nesta terça (30), Abrantes destacou que o desconforto com pares na legenda era um problema contornável, e o que o incomodou, e a outros integrantes do partido foi a demora na definição da nominata. Ele destacou que o PDT já está há oito legislaturas com representação na Câmara Legislativa.
Alguns membros do partido temem que, dessa vez, a legenda fique sem nomes fortes para competir nas eleições na capital. Além de Abrantes, o Distrital Professor Reginaldo Veras vai para o PV para se reeleger distrital. O ex-deputado federal Wasny de Roure seguiu com Veras e a ex-distrital Eliana Pedrosa, que quer se lançar à Câmara, também deixou a agremiação.
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e o regional, Paulo Octávio, participaram da solenidade. Paulo Octávio destacou que a legenda elegeu o ex-presidente Juscelino Kubitschek, e Kassab destacou que é importante para o partido ter representatividade política no DF. “Tenho a experiência de 30 anos de vida pública. Sei do valor da capital no contexto nacional”, disse.