Brasília Deputado pedirá impeachment de Lula por falas de que Dilma sofreu 'golpe'

Deputado pedirá impeachment de Lula por falas de que Dilma sofreu 'golpe'

Na avaliação de Ubiratan Sanderson (PL-RS), o presidente cometeu crime de responsabilidade ao questionar o processo 

  • Brasília | Bruna Lima, do R7, em Brasília

Lula será alvo de pedido de impeachment por tratar como 'golpe' saída de Dilma

Lula será alvo de pedido de impeachment por tratar como 'golpe' saída de Dilma

Fabio Pozzebom/Agência Brasil

O deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) entrará com pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por se referir à saída de Dilma Rousseff do poder como "golpe". Ele espera a abertura do ano legislativo para protocolar o requerimento. 

"Ao afirmar em discurso oficial e público que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe de estado, Lula atenta contra os Poderes e contra a Constituição Federal", alega o parlamentar, completando que, diante desta situação, a abertura de um impeachment é justificada "pela flagrante prática de crime de responsabilidade". 

Lula tem repetido em falas públicas que Dilma foi retirada do cargo por meio de um golpe. O impeachment, no entanto, foi um processo autorizado e decidido pelo Senado e pela Câmara. Além dos pronunciamentos, o site oficial da Presidência da República fala em "golpe de 2016" em um texto que anuncia a nova diretoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). 

Pela referência, o governo Lula também é alvo de uma representação analisada pelo Ministério Público Federal (MPF) denunciando o presidente por "propagação de desinformação". O PSDB também acionou a Justiça para impedir a utilização da expressão. 

Últimas