Deputados pedem para Segurança Pública reforçar policiamento em escolas do DF
Ofício enviado à Secretaria solicita que grandes batalhões da PM disponibilizem agentes para atuar em unidades de ensino
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
Deputados distritais pediram à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal para reforçar o policiamento nas escolas da capital. A intenção é que o efetivo deslocado para fazer a segurança em manifestações seja encaminhado aos estabelecimentos de ensino.
"Sugerimos que, pelo menos de forma temporária, policiais que fazem parte dos grandes batalhões possam ser deslocados para fortalecer a segurança de unidades escolares", afirma o documento.
O documento foi enviado para o secretário de segurança do DF, Sandro Avelar, no fim da tarde desta terça-feira (11), seis dias após o ataque em uma creche em Blumenau (SC). Na última quarta (5), um homem pulou o muro do estabelecimento com uma machadinha e matou quatro crianças.
Em um dos trechos, o documento lembra que no próximo dia 20 o Massacre de Columbine, na Columbine High School, no Colorado (EUA), completará 24 anos. Um dos mais simbólicos ataques de ódio em ambiente escolar deixou 13 mortos e 21 feridos.
No texto, de autoria do deputado Joaquim Roriz Neto (PL), os parlamentares também pedem a intensificação dos serviços voluntários da Polícia Militar.
Leia também
Prevenção de ataques
Ainda nesta terça, a Comissão de Defesa de Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da CLDF criou uma subcomissão para tratar da prevenção de ataques. Parlamentares ainda precisam definir quem fará parte do grupo e o plano de trabalho que será seguido. A comissão é presidida por Fábio Félix (PSOL).
Os distritais se programam também para uma audiência pública com especialistas e representantes de comunidades escolares. Além disso, o deputado Roosevelt Vilela (PL) articula a criação da Frente Parlamentar da Segurança nas Escolas. O parlamentar já apresentou o requerimento de criação do grupo.