Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

‘Desconfiar sempre’: má utilização de IAs deve aumentar nas eleições de 2026, diz especialista

Divulgação de conteúdos falsos criados com inteligência artificial mais que triplicou entre 2024 e 2025

Brasília|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O especialista Flávio D'urso alerta que o uso inadequado de inteligências artificiais deve aumentar nas eleições de 2026.
  • A divulgação de conteúdos falsos criados por IA cresceu 308% entre 2024 e 2025.
  • Em 2024, a IA era utilizada principalmente para golpes digitais; em 2025, quase 45% dos conteúdos propagavam viés político.
  • O especialista recomenda "desconfiar sempre" e investigar conteúdos suspeitos, destacando a importância da busca por informações confiáveis.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

As eleições de 2026 devem provocar um aumento do mau uso das inteligências artificiais, segundo o especialista em crimes digitais Flávio D’urso. “2025 não era um ano eleitoral e já houve esse aumento expressivo da utilização de IA, principalmente de deep fakes, que é você utilizar o rosto, a imagem, a voz de forma fraudulenta de alguém”, pondera em entrevista ao Conexão Record News.

A divulgação de conteúdos falsos criados com inteligência artificial mais que triplicou entre 2024 e 2025 no Brasil. O crescimento foi de 308% de acordo com os dados do primeiro Panorama da Desinformação no Brasil, estudo do Observatório Lupa, que mapeia tendências, alvos e as principais táticas de desinformação.


Mulher digita no celular
Em 2025, quase 45% dos conteúdos com IA tinham viés político Reprodução/Record News

Em 2024, a pesquisa mostra que a IA era usada, na maioria das vezes, para a criação de golpes digitais. Já no ano seguinte, a tecnologia passou a ser empregada de forma estratégica como arma política — quase 45% dos conteúdos com inteligência artificial tinham viés político.

O especialista destaca a importância de “desconfiar sempre”, prestar atenção e questionar conteúdos suspeitos. “Por mais que haja leis, por mais que haja restrições, por mais que haja inclusive penas para quem mal utiliza a tecnologia, do outro lado a pessoa deve buscar informação”, reitera.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.