Desenhos de crianças da Estrutural ilustram coleção de camisetas
Todo o lucro da venda das peças é revertido em doação para pessoas em situação de vulnerabilidade ou projetos sociais
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
As ilustrações de seis crianças moradoras da Estrutural, no Distrito Federal, estampam a coleção de camisetas Artistas do Futuro, do Projeto Seja. Os pequenos Thalysson, Samia, Micaelly, Kelly, Isabelly e Emilly usaram a criatividade para pintar as peças com temas ligados à família, ao afeto e ao amor.
Eles são atendidos pelo projeto Educamar, na comunidade Santa Luzia, uma das mais vulneráveis do DF. Todo o lucro obtido com a venda das camisetas com as estampas feitas pelas crianças é revertido em doações para pessoas em situação de vulnerabilidade social ou projetos sociais.
A ideia, capitaneada por Eduardo Roque, Rafaela Azevedo, Felipe Menezes e Eric Lorenzo, nasceu no mês de outubro como parte da comemoração do Dia das Crianças.
“Se a gente pensar de forma mais profunda na transformação, quando a gente pensa nas crianças, a gente pensa que são elas as responsáveis por desenhar o amanhã. São, literalmente, artistas do futuro”, comenta Eduardo Roque.
Ele completa: “A forma mais palpável de salvar e garantir que as crianças do hoje tenham uma vida melhor é criando oportunidades, dando qualidade de vida, colocando comida no prato e possibilitando que essa criança possa sonhar e ser feliz”.
Jéssica Motta, coordenadora do projeto Educamar, destaca que os desenhos das crianças estampados nas camisetas contribuem para a autoestima da comunidade. “Elas ficam enlouquecidas quando percebem que têm pessoas usando um desenho delas.”
Nosso principal objetivo é mudar a realidade dos moradores da comunidade%2C no sentido de fazê-los entender que também podem realizar sonhos%2C podem ser médicos%2C policiais%2C engenheiros. Queremos mostrar que são talentosos e capazes
O projeto existe há nove anos e atende 300 crianças entre 5 e 12 anos. Durante esse tempo, a professora conta que viu realidades se transformarem após o acesso à educação e cultura. “Os índices de violência diminuíram entre as crianças, elas são mais carinhosas, e as mães relatam que mudaram o comportamento dentro de casa. Mudou muita coisa, mas é um trabalho de formiguinha, ainda queremos mudar muito mais”, finaliza.
É possível comprar as camisetas no site oficial do Seja. A página também disponibiliza informações sobre outros produtos. Na aba do assinante, é possível realizar doações que contribuam para a causa. Para ajudar a Educamar, basta entrar em contato pelo Instagram.