Desenvolvimento regional depende de parceria público-privada, dizem parlamentares
No evento Brazilian Regional Markets, senadores defenderam união de esforços para que o Brasil se destaque mundialmente
Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília
Os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Eduardo Gomes (PL-TO) participaram nesta quarta-feira (3) do Brazilian Regional Markets, realizado pela Apex Partners em parceria com a RECORD e EQI Investimentos, e defenderam, junto a investidores, a importância da união de esforços entre o poder público e o setor privado para o desenvolvimento regional no Brasil. O evento reuniu empresários, políticos e representantes do setor de comunicação para debater a necessidade de investimentos para além do eixo São Paulo-Rio de Janeiro.
LEIA MAIS
“Talvez esse seja o grande desafio do país nesse momento: levar o desenvolvimento para as demais regiões além do eixo Rio-São Paulo. Temos estados que estão crescendo muito e precisamos incentivar essa integração”, afirmou Ciro Nogueira, completando que esse desenvolvimento se dá com um país que trabalha junto. “Se isso ocorrer, o Brasil se tornará uma das grandes potências econômicas do nosso tempo. E isso irá acontecer se depender dos empresários e dos políticos que aqui estão.”
No evento, foram discutidos temas ligados à macroeconomia e política com líderes públicos e empresariais, com foco nas oportunidades de negócio presentes nos “tigres brasileiros”, nome atribuído à região envolvendo Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. No ano passado, os três estados apresentaram um crescimento médio do PIB de 4,2% em 2023, enquanto a média nacional foi de 2,9%.
Segundo o senador Eduardo Gomes, o encontro é fundamental por dar uma “visão do Brasil real, que acontece nas regiões, com o crescimento, oportunidades e desafios”. Gomes também ressaltou que o país tem nas mãos oportunidades de se destacar para o mundo, citando que o país vai sediar o G20 e a COP 30.
“Que a gente consiga se posicionar de maneira clara e objetiva, com a união da Câmara e do Senado, para que a gente ofereça boas políticas públicas e que o setor privado tenha mais ambiente para crescimento, com previsibilidade e condições para geração de emprego e renda.”
O evento
O Brazilian Regional Markets ocorre há quatro anos, mas foi sediado em Brasília pela primeira vez. “O evento traz as pautas desenvolvimentistas e queremos expandir isso para o Brasil, com apoio da RECORD”, contextualizou o diretor-executivo da TV Vitória, Felipe Caroni.
O fundador e presidente da Apex, Fernando Cinelli, destacou que o debate visa aumentar a produtividade do país, mas sobretudo nas regiões com menos desenvolvimento econômico.
“Hoje, se acaba pegando o estoque de capital de outras regiões e se concentrando em um lugar só. Isso não é interessante, porque, do ponto de vista de diversificação, as regiões têm fatores diferentes que influenciam as atividades econômicas. Então, esse debate serve para trabalhar, de forma mais clara, pela iniciativa privada, formas de conseguir ajudar a decentralizar o desenvolvimento econômico brasileiro.”
Uma proposta apresentada no evento é o Projeto 100% Cidades, que pretende o mapear o cenário econômico e político das cidades brasileiras com informações regionalizadas das maiores localidades.
“Quando se mostra a força da regionalização, você faz com que os investimentos sejam direcionados para cidades e estados que possuem uma economia forte. Quando se promove esse encontro, você acaba encontrando riquezas e oportunidades fora desses grandes eixos [Rio e São Paulo]”, explicou o superintendente de Rede na RECORD, André Dias.
De acordo com Dias, a experiência dos grandes veículos de comunicação em massa, a exemplo da RECORD, serve para mostrar o poder do alcance também em áreas menos visadas.