Brasília Detran vai retomar fiscalização por meio de pardais em vias do DF

Detran vai retomar fiscalização por meio de pardais em vias do DF

Empresa contratada vai instalar equipamentos em 148 locais. Acordo firmado é de R$ 17,2 milhões, válido por 30 meses

  • Brasília | Priscila Mendes, do R7, em Brasília

Detran-DF vai retomar gradualmente a fiscalização por meio de pardais no DF

Detran-DF vai retomar gradualmente a fiscalização por meio de pardais no DF

Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai retomar de forma gradual a fiscalização por meio de pardais. Um contrato publicado no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (8) prevê a instalação de equipamentos eletrônicos em 148 pontos do DF. O custo será de R$ 17,2 milhões e os equipamentos serão instalados em até 180 dias, sendo que pelo menos 40% devem estar em funcionamento nos próximos 90 dias. 

À medida que forem instalados, os equipamentos entram imediatamente em operação. Desta forma, a fiscalização por meio de pardais será retomada de forma gradual e constante nas vias do DF. Ao todo, serão 326 faixas monitoradas.

A instalação ocorrerá em vias onde já havia esse tipo de equipamento, mas novos locais podem ser acrescentados. 

Contrato
O contrato é válido por dois anos e meio e pode ser prorrogado. A empresa contratada deverá fornecer, instalar, operar e fazer a manutenção de equipamentos com tecnologia LPR (License Plate Recognition).

Essa tecnologia faz o reconhecimento automático das placas de veículos, utilizando recursos de Reconhecimento Óptico de Caracteres. Além disso, será possível analisar informações de tráfego e enviar os dados ao Data Center do Detran-DF, permitindo a elaboração de inventários, registros e a emissão de relatórios de autos de infração.

A empresa também vai prestar serviços de monitoramento e gestão das informações de tráfego, que são utilizadas pela autarquia para acompanhamento do fluxo de veículos e realização de estudos voltados à engenharia de trânsito. 

Últimas