Dez animais silvestres foram resgatados no DF no fim de semana
A Polícia Militar Ambiental localizou os bichos em cinco regiões. Após os resgates, eles foram soltos em locais adequados
Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília
Animais silvestres passearam por Brasília neste fim de semana, chegando a invadir casas em cinco regiões do Distrito Federal. Desde o último sábado (6), O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgatou quatro cobras, capivara, onça, porco-espinho, lobo-guará e outros mamíferos.
Segundo a PM, a presença de animais silvestres em pontos urbanos tende a aumentar com o período chuvoso.
No sábado (6)
Durante a manhã, uma jiboia arco-íris foi encontrada dentro de um galinheiro em um condomínio no Jardim Botânico. A serpente estava aparentemente saudável e foi encaminhada ao Cetas (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres), onde será examinada e solta em local apropriado.
Na Asa Sul, sentido Jardim Botânico, uma capivara foi resgatada na cabeceira da Ponte JK, próximo ao meio-fio. Segundo testemunhas, o animal corria risco de ser atropelado. O mamífero foi capturado e solto no local adequado.
No final da manhã, um sagui foi resgatado em uma casa no Guará. O dono da residência encontrou o pequeno mamífero no quintal da casa e chamou o BPMA, que realizou a captura. O sagui foi levado ao zoológico para receber tratamento especializado.
No início da noite, os policiais do BPMA resgataram uma cobra cascavel no Park Way. O animal foi solto em local apropriado após o resgate.
Ainda no Park Way, uma cobra coral foi encontrada por volta de 20h. A serpente foi localizada no quintal de uma casa, onde foi presa em um balde pelo dono da residência. Após a captura, ela foi solta no local apropriado.
Um saruê foi resgatado no Guará, fechando a noite de sábado. Os policiais recolheram o animal no quintal de uma residência. Ele foi encontrado aparentemente saudável e solto posteriormente.
No Domingo (7)
Um porco espinho tem circulado entre as casas do Guará desde sábado. No domingo (7), quando foi capturado pelo BPMA, o animal quebrou a caixa e fugiu, aparecendo novamente entre as residências. Segundo a PM, o porco espinho escondeu-se em uma casa vazia, onde os policiais não conseguiram entrar. Os moradores foram alertados a chamar a PM quando o animal sair do local.
Fechando o domingo, uma cobra exótica, conhecida como cobra-do-milho, foi resgatada em Ceilândia, próxima ao JK Shopping. A serpente foi encaminhada ao Cetas (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres).
Na Segunda-feira (8)
Um lobo-guará foi resgatado em uma casa no Setor Leste do Gama. Após transitar pelas ruas, o animal se escondeu embaixo da mesa da cozinha da residência. Após a captura pelo BPMA, o mamífero foi reintroduzido ao Parque Nacional de Brasília.
Entre janeiro e setembro deste ano, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental resgatou cerca de 2.263 animais silvestres nas regiões urbanas do Distrito Federal. O número é 20% maior quando comparado ao mesmo período de 2020.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.