Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

DF chega a 530 casos de detecção simultânea de influenza e Covid-19

Levantamento da primeira semana de janeiro mostrava 26 casos de Flurona, nome da detecção simultânea de influenza e Covid-19

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

Distribuição de máscaras no Distrito Federal
Distribuição de máscaras no Distrito Federal Distribuição de máscaras no Distrito Federal

O Distrito Federal passou de 26 casos de Flurona para 530 em pouco menos de uma semana. A doença, que é caracterizada pela detecção simultânea dos vírus da influenza e da Covid-19, preocupa no cenário de crescimento de contaminações respiratórias.

Os dados são da Secretaria de Saúde da capital. O levantamento do dia 5 de janeiro mostrava os primeiros 26 casos, que aumentaram mais de 20 vezes nos registros desta terça-feira (11). A pasta recomenda que a população se previna das doenças “adotando as medidas de etiqueta respiratória, como o uso de máscara, respeitar o distanciamento, higienizar as mãos, evitar aglomerações e locais fechados”.

Especialistas alertam que há hoje uma epidemia de influenza dentro de uma pandemia de Covid-19, o que torna cada vez mais frequente os casos confirmados. A vacinação contra ambas as infecções garante uma maior proteção contra quadros graves. Veja aqui onde se vacinar contra gripe e coronavírus no DF.

A taxa de transmissão da Covid-19 no Distrito Federal está no patamar mais alto desde que a Secretaria de Saúde começou a divulgar o dado diariamente, em 16 de outubro de 2020. O índice está em 2,01, o que significa que 100 pessoas com o vírus transmitem a doença para outras 201 sem infecção. O patamar é próximo ao período mais crítico da pandemia na capital, em 2020, quando a taxa chegou a 2,61. A data exata não foi divulgada pela pasta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.