Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Taxa de transmissão da Covid-19 no Distrito Federal chega a 2,01

Número indica que 100 pessoas transmitem a doença para outras 201; governo espera disparada no número de casos

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Recomendação do governo é testagem e medidas não farmacológicas
Recomendação do governo é testagem e medidas não farmacológicas Recomendação do governo é testagem e medidas não farmacológicas

A taxa de transmissão da Covid-19 no Distrito Federal segue batendo recordes. Nesta segunda-feira (10), ela chegou a 2,01. Isso significa que 100 pessoas com o vírus transmitem a doença para outras 201. A taxa de transmissão mais alta já registrada na capital aconteceu em 2020, quando chegou a 2,61. A data exata não foi divulgada pela Secretaria de Saúde.

O indicador avalia a transmissão do vírus na capital, e um índice acima de 1 indica que a pandemia está avançando sem controle. Na sexta-feira (7), a taxa estava em 1,66. Até então, era o maior índice desde 16 de outubro de 2020, quando a Pasta começou a divulgar a estatística diariamente.

Também na sexta-feira, o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do DF registrou 1.565 novos casos e três mortes.

A taxa de transmissão da doença já indicava alta um dia antes, na quinta-feira (6), quando atingiu 1,45. Na quarta (5), a taxa era de 1,27, a maior em dez meses. Em 9 de março de 2021, a marca foi de 1,28.

Publicidade

Segundo o boletim epidemiológico da Covid, divulgado pela Secretaria de Saúde, de domingo para segunda, a capital federal registrou 2.775 novos casos. Ao todo, o DF acumula, desde o início da pandemia, 527.691 registros. Desse total, 11.120 pessoas morreram.

O governo do DF aguarda uma disparada no número de casos nas próximas semanas. Além do uso de máscara, do distanciamento social e da lavagem das mãos, a recomendação é que quem teve sintomas ou contato com contaminados faça o teste de Covid em um dos postos do governo.

Apesar da alta, provocada em grande parte pela variante Ômicron, altamente transmissível, com a vacinação da população a expectativa é que o número de mortos não acompanhe a curva crescente de contaminações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.