Brasília DF destinará novas doses da Pfizer para crianças e imunossuprimidos

DF destinará novas doses da Pfizer para crianças e imunossuprimidos

A Saúde vai destinar as doses para crianças de 5 anos e imunossuprimidos de 5 a 11 anos por recomendação do Ministério

  • Brasília | Giovana Cardoso*, do R7, em Brasília

Personagem Zé Gotinha

Personagem Zé Gotinha

Agência Saúde DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por orientação do Ministério da Saúde, afirmou que vai destinar o imunizante pediátrico da Pfizer-BioNTech exclusivamente para crianças de 5 anos e imunossuprimidos de 5 a 11 anos.

Nesta última quarta-feira (2), o DF recebeu 23.900 doses da Pfizer-BioNTech pediátrica. A gerente da Rede de Frio, Tereza Pereira, afirmou que caso "não sigamos a recomendação, talvez não tenhamos imunizantes suficientes para atender as crianças de 5 anos e imunossuprimidas”.

Segundo a Secretaria de Saúde, a aplicação das doses vão ocorrer apenas até uma hora antes do fechamento do ponto de vacinação. A pasta ainda ressaltou que a vacinação para crianças de 6 a 11 anos sem imunossupressão continua com as doses da CoronaVac.

Vacina adulta X Vacina pediátrica

De acordo com o Ministério da Saúde, as diferenças entre a vacina adulta e a pediátrica são a dosagem e embalagem. A dose aplicada para o público acima de 12 anos contém 30 microgramas do imunizante– tampa roxa, enquanto a pediátrica teria 10 microgramas– tampa laranja.  Ambas foram aprovadas pela Anvisa.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro

Últimas