Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

DF determina datas para reposição de aulas após paralisação

Categoria protestou em 3 de novembro contra a retomada das aulas 100% presenciais nas escolas públicas da capital

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Reposição de aulas após paralisação de um dia será presencial
Reposição de aulas após paralisação de um dia será presencial Reposição de aulas após paralisação de um dia será presencial

As escolas que aderiram à paralisação dos professores em 3 de novembro terão que repor as aulas no próximo sábado (27), em 4 de dezembro ou no dia 11 do mesmo mês. É o que informa a Circular nº 14/2021 da Secretaria de Educação do DF. Segundo o documento, as atividades devem ser presenciais.

Até a próxima quarta-feira (24), as coordenações regionais de ensino informarão à Secretaria de Educação quais escolas de cada região do Distrito Federal pararam no dia marcado para o retorno das aulas presenciais e quando haverá a reposição. A intenção é garantir, na completude, os 200 dias letivos de aula por ano previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A paralisação foi uma forma de protesto de professores contra a determinação do Governo do DF de voltar com as aulas 100% presenciais sem consenso da categoria. A medida foi divulgada por uma portaria em 29 de outubro. A Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde editaram o documento. A norma determinava o ensino remoto apenas para alunos e professores contaminados pela Covid-19 ou que pertencessem a grupos de risco.

O governo chegou a ameaçar cortar o ponto de quem não trabalhasse normalmente. O Sinpro (Sindicato dos Professores do Distrito Federal) argumentou, à época, que o anúncio era uma tentativa de intimidação. A entidade também afirmou que o movimento poderia ter sido evitado se o governo tivesse dialogado com os professores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.