DF é a unidade da federação onde a população melhor fala inglês no Brasil
Pesquisa de instituto avaliou fala, leitura e escrita no idioma
Brasília|Do R7

A população do Distrito Federal tem a melhor proficiência em inglês do Brasil, segundo pesquisa do Instituto de Educação Internacional Education First. Os pesquisadores analisaram a capacidade de ler, escrever e falar no idioma. De todas as Unidades da Federação do país, o DF atingiu a maior média, 54,17, à frente de São Paulo (53.06) e Rio de Janeiro (52.49).
O índice serve como parâmetro do preparo turístico de um local. O Instituto chegou ao resultado depois de entrevistar 910 mil adultos em 70 países. Por meio dos dados, é possível inferir, por exemplo, que o Distrito Federal tem melhores condições de atender um turista de um país em que o inglês é o idioma oficial.
Pensando nisso e nos brasilienses que querem praticar o inglês, uma igreja evangélica de Águas Claras (DF), no Distrito Federal, celebra um culto mensal em inglês. Na primeira segunda-feira de cada mês, o pastor Cléber Araújo ministra as palavras no idioma. A ideia surgiu depois que ele percebeu que a cidade começou a receber muitos estrangeiros.
— Um dia eu fui ao supermercado e ali tinham umas pessoas que falavam inglês, se mudaram para Águas Claras e não sabiam se comunicar. Então, eu tive a ideia, mas outro fato deu força para a gente tomar a iniciativa. O marido de uma irmã começou a participar de um dos grupos da igreja e ele não podia se comunicar porque não falava português.
O pastor conta que os cultos mensais recebem estrangeiros, brasileiros que moraram fora do país e nativos que querem treinar o idioma.
— O culto é aberto para todos. A gente faz a divulgação em escolas de língua para aquelas pessoas que se interessam em ir lá e aprender. Todo o culto é feito em inglês.
A Arquidiocese de Brasília também disponibiliza missas em inglês em duas paróquias do Distrito Federal. A Catedral Metropolitana tem uma celebração aos domingos dedicada aos falantes do idioma. Aos sábados, a reunião acontece na paróquia Santo Antônio, na Asa Sul. Em outras unidade da igreja católica é possível participar de missas em francês e alemão.
O Brasil ficou em 41º lugar no ranking dos 70 países pesquisados. No país, a fluência em inglês é maior entre as mulheres. Elas alcançaram a média 50.35 enquanto a dos homens foi de 50.11. O primeiro colocado na lista foi a Suécia.














