DF recebe equipamento dos EUA para restabelecimento de energia
Investimento pretende restabelecer energia de forma mais ágil em caso de falhas, beneficiando mais de 11 mil pessoas
Brasília|Marcela Cunha*, do R7, em Brasília
A rede subterrânea de energia de Brasília passará por um processo de modernização, com novos equipamentos de proteção automatizados, importados dos Estados Unidos. A instalação deverá ocorrer nas próximas semanas, com investimento previsto em cerca de R$ 4,3 milhões, segundo a Neoenergia Brasília.
Os equipamentos vão ser instalados nas Estações Transformadoras do Sudoeste, beneficiando mais de 11 mil pessoas. A tecnologia possibilita o restabelecimento de energia de forma mais ágil, no caso de falha em algum circuito.
Além disso, o sistema pode ser supervisionado remotamente, em tempo real, pelo novo Centro de Operações Integradas (COI). Com isso, não haverá a necessidade do deslocamento de equipes.
O presidente da Neoenergia Brasília afirma que, em 2022, “mais equipamentos como esses serão instalados em outras áreas”.
Os dispositivos prometem melhorar o desempenho e garantir a qualidade do fornecimento de energia. O investimento faz parte do plano de modernização da infraestrutura elétrica do DF.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.