Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília
‌

Pesquisa mostra avanço de Celina, mudanças no Senado e queda de indecisos no DF

Levantamento do Igape foi realizado entre 15 e 19 de setembro e mostra mudanças na disputa pelo GDF e pelo Senado

DF Record|Do R7

  • Google News

A nova pesquisa de intenção de votos do Igape (Instituto Gazeta de Pesquisa), em parceria com a RECORD News, mostra mudanças no cenário eleitoral do Distrito Federal em relação ao levantamento de agosto. Segundo a análise do jornalista Vladimir Porfírio, Celina Leão (PP) passou de 33,4% para 41,5% das intenções de voto, enquanto José Roberto Arruda (PSD) caiu de 23,7% para 16,3%. Leandro Grass (PT), com 15,8%, aparece tecnicamente próximo do ex-governador. Porfírio também destacou a redução dos eleitores que não sabem ou não opinaram, de 19,4% para 8,2%.

Na disputa pelo Senado, Porfírio apontou o crescimento de Michelle Bolsonaro (PL) na preferência pelo primeiro voto, de 22,5% para 28,2%. Leila do Vôlei (PDT) aparece com 15,6%, seguida por Érika Kokay (PT), com 12,9%, e Bia Kicis (PL), com 11,8%. Para o segundo voto, Bia Kicis passou de 14,3% para 16,7%, enquanto Leila do Vôlei avançou de 6,7% para 12,9%. Michelle Bolsonaro oscilou de 11,5% para 11,6%, e Érika Kokay passou de 2,1% para 9,1%.

Porfírio também destacou a queda expressiva dos indecisos na escolha do segundo senador. Em agosto, 57,6% dos entrevistados não haviam definido o segundo voto; agora, esse percentual é de 28,5%. Para o jornalista, os números indicam um eleitorado mais definido em relação ao levantamento anterior, especialmente na disputa pelo Senado.

A pesquisa foi realizada entre 15 e 19 de setembro, ouviu 2.000 pessoas e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número DF-09868/2026.

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.