Projeto alfabetiza operários em canteiros de obras no Distrito Federal
Iniciativa leva ensino básico a operários da construção civil e já alfabetizou mais de 13 mil trabalhadores no DF
DF Record|Do R7
Um projeto de alfabetização tem transformado canteiros de obras no Distrito Federal em verdadeiras salas de aula. A iniciativa oferece aulas para operários que não tiveram oportunidade de estudar, com turmas montadas dentro das próprias construtoras. Pedro Antônio, de 50 anos, é um dos alunos. Após décadas no setor, ele aprendeu finalmente a ler e escrever. “Com estudo a gente consegue um serviço melhor”, afirma.
Nos últimos 30 anos, o programa já alfabetizou mais de 13 mil trabalhadores. As empresas participantes recebem estrutura e apoio pedagógico do serviço social. Segundo o engenheiro Danniel Muniz, a alfabetização contribui para a produtividade e a segurança no trabalho, já que os funcionários passam a compreender instruções técnicas e sinalizações. Para a professora Vera Lúcia, que leciona nas obras, o aprendizado vai além das palavras. “Você ensina e aprende. Eu aprendo muito com a história de vida deles”, diz.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas

Moradores recebem novos espaços de esporte e lazer no Paranoá e Paranoá Parque
Espaços estão em obras ou passam por reformas para entrega dentro de 2 anos

Super El Niño: entenda os impactos do fenômeno no clima do Distrito Federal
O fenômeno climático pode trazer riscos ao DF e exige atenção redobrada da população

Nova tecnologia facilita declaração de bens na chegada ao Brasil
Novo sistema permite registro automático de declarações à Receita Federal para viajantes

Avião retorna a Brasília após colisão com ave durante voo para Salvador
Incidente causou fechamento temporário da pista; voo para Salvador foi cancelado

Anac limita venda de passagens da FlyBondi no Brasil após cancelamentos
Companhia argentina cancelou 79% dos voos em julho e agência restringiu as atividades

Fecomércio aciona a Justiça para contestar lei que garante acesso a banheiros em comércios do DF
Entidade busca anular legislação que garante uso de banheiros pelo público em geral em comércios locais

MPF denuncia 216 suspeitos por tráfico humano e contrabando de imigrantes
Ministérios Público Federal propõe mais de 1.100 ações contra crimes de imigração entre 2025 e 2026

Agência Nacional de Petróleo fiscaliza combustíveis no DF
Agentes realizam testes de qualidade e quantidade de combustíveis em postos

Metrô retoma operação após descarrilamento de trem nesta terça-feira
Descarrilamento suspendeu a operação e causou atrasos na estação Águas Claras

El Niño efeitos no centro-oeste: entenda os impactos do fenômeno
Fenômeno provoca alterações climáticas em regiões brasileiras; governo intensifica monitoramento e prepara saúde pública

Costuras de alianças fazem partidos adiarem convenções e definição de candidaturas no DF
Adiamentos e negociações marcam a reta final das convenções partidárias no DF

Rede pública do Distrito Federal retoma aulas com foco em aprendizagem e segurança
Secretaria de Educação organizou planos focados nos resultados de aprendizagem e melhorou as infraestruturas escolares

Tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros: o que muda para o consumidor?
Apesar da preocupação com as mudanças, o impacto no bolso dos brasileiros não deve acontecer de imediato

Gasolina e etanol sobem nos postos após redução na oferta de álcool pelas distribuidoras
De acordo com o Sindicato dos Postos, promoções em julho não representaram uma redução real dos preços

Fecomércio pede suspensão de lei sobre uso de banheiros em comércios do DF
Entidade pede a suspensão da norma, argumentando que ela cria um direito de acesso a áreas privadas sem relação comercial



