Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

DF só terá vacinação contra Covid à tarde nesta quarta-feira

Mais de 50 pontos de imunização vão funcionar a partir das 14h. Horário é especial por causa da Quarta-feira de Cinzas

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Postos de vacinação vão funcionar a partir das 14h desta quarta-feira
Postos de vacinação vão funcionar a partir das 14h desta quarta-feira Postos de vacinação vão funcionar a partir das 14h desta quarta-feira

Nesta Quarta-feira de Cinzas (2), a população do Distrito Federal só encontrará vacinas contra a Covid-19 disponíveis no período da tarde. Em razão do ponto facultativo, as salas de vacinação ficaram fechadas na terça-feira (1º) e só voltarão a funcionar a partir das 14h de hoje. São mais de 50 pontos de imunização listados no site da Secretaria de Saúde

Para receber o imunizante, a pessoa deve levar uma identidade com foto e o número do CPF, além do cartão de vacina. Mesmo quem não possuir o cartão em mãos, consegue receber a aplicação. Aos que pretendem tomar a segunda dose ou o reforço, é necessário apresentar o comprovante das aplicações anteriores, que podem ser acessados pelo aplicativo ConecteSUS. 

Para as crianças de 5 a 11 anos, o histórico vacinal que consta no cartão é indispensável, já que esta faixa etária não pode ter recebido outro imunizante no intervalo de 15 dias, conforme orientação do Ministério da Saúde. As crianças também são vacinadas em locais separados dos adultos, com o objetivo de evitar erros nas aplicações. No caso da vacina da Pfizer/BioNTech, por exemplo, a dose indicada para o público é um terço menor da destinada ao restante da população. 

As salas de vacinação estarão abertas até 17h, mas quatro postos vão funcionar das 18h às 22h, incluindo um no modelo de drive-thru. As unidades especiais atenderão somente ao público adulto. 

Publicidade

No DF, aproximadamente 600 mil pessoas estão aptas a receber a dose de reforço, mas ainda não foram tomá-la. Outras 100 mil pessoas não completaram o esquema vacinal primário. A maior defasagem está nas áreas mais economicamente vulneráveis, que também são as mais afetadas pela Covid-19, como consta o relatório ObservaDF, elaborado por pesquisadores da UnB (Universidade de Brasília). 

"A secretaria fez muitas ações de campanha de vacinação em territórios vulneráveis, levando o serviço para essas regiões. Continuamos avançando na vacinação e nas ações em saúde nesses territórios, a exemplo da vacinação volante, utilizando carro nas áreas mais vulneráveis para chegar mais perto dessa parte da população para iniciar ou concluir o esquema vacinal", explicou a subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Paula Lawall, ao ser questionada sobre as ações da secretaria para reduzir os impactos da Covid nas classes mais vulneráveis. 

Na última coletiva da Saúde, o secretário Manoel Pafiadache alertou para a necessidade de completar o esquema vacinal e receber a dose de reforço. "Em torno de 86% dos pacientes internados nas nossas unidades hospitalares ou não se vacinaram ou estão com sua vacinação incompleta."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.