DF terá Centro Social exclusivo para atendimento de imigrantes
Centro de Referência Especializado de Assistência Social busca construir rede de proteção para migrantes, refugiados e apátridas
Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília
O Distrito Federal começou a treinar servidores para inaugurar o primeiro Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) exclusivo para imigrantes. Segundo o governo local, essa será a primeira unidade com esse foco de atendimento no Brasil. O principal objetivo da implementação é aprimorar as políticas de assistência para essa população.
A equipe que vai atuar no local passa por uma capacitação com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, sob organização da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social). Os servidores são treinados para o atendimento em quatro línguas: espanhol, francês, inglês e português.
A programação prevê a realização de eventos de trocas de conhecimentos com organizações internacionais e institutos de defesa de direitos, nos próximos dois meses. A inauguração do Creas está prevista para este semestre.
De acordo com o diretor de Serviços Especializados a Famílias e Indivíduos da Sedes, Felipe Areda, o DF é a quarta unidade da Federação com o maior pedido de refúgios, e estão cada vez mais frequentes os casos de vulnerabilidade de imigrantes vindos da Venezuela, Afeganistão, Síria, Haiti, Congo, Bangladesh, dentre outros.