DF terá reforço de 120 ônibus para o desfile de 7 de setembro; veja horários
Segundo o governo, viagens extras ocorrerão a partir das 6h no sentido do Plano Piloto; metrô também funcionará no feriado
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal confirmou o reforço de 120 ônibus durante as comemorações do Dia da Independência. Segundo a pasta, as viagens extras ocorrerão a partir das 6h, no sentido do Plano Piloto, e das 10h às 13h, para as regiões administrativas. O desfile na Esplanada dos Ministérios está marcado para começar às 9h, mas as arquibancadas serão abertas às 6h desta quinta-feira (7).
Os horários e as linhas dos coletivos podem ser consultados no site dfnoponto.semob.df.gov.br. Além disso, o metrô também vai funcionar durante a celebração. Os trens vão rodar das 6h às 19h no feriado da Independência.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Confira a quantidade de ônibus extras de cada empresa que vão circular no feriado:
• 30 ônibus da Pioneira;
• 30 ônibus da Urbi;
• 20 ônibus da Marechal;
• 20 ônibus da Piracicabana; e
• 20 ônibus da São José.
Ponto facultativo
O Governo do DF anunciou ponto facultativo nesta quarta (6) e sexta (8). Nesses dias, os horários do ônibus não sofrerão mudanças e manterão a tabela dos dias úteis. O metrô também não terá alterações, com operação das 5h30 às 23h30.
Duas horas de desfile
O desfile na Esplanada deve durar cerca de duas horas, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a expectativa é que o evento conte com cerca de 30 mil pessoas.
A fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas (1º RCG), os Dragões da Independência e o coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília farão a abertura do evento, com o Hino Nacional e o Hino da Independência.
Em seguida, o comandante militar do Planalto, o general de divisão Ricardo Piai Carmona, apresentará toda a tropa ao presidente Lula e pedirá autorização para dar início ao desfile.
Medalhista de ouro no boxe nas Olimpíadas de Tóquio 2020, o terceiro-sargento Hebert Conceição conduzirá o fogo simbólico da pátria e será acompanhado de outros esportistas e alunos de colégios militares de Brasília.
Alunos de escolas públicas e de projetos sociais do DF também participarão do evento. Cerca de 2.000 militares devem participar do desfile a pé neste ano, sendo 600 da Marinha, 1.000 do Exército e 400 da Força Aérea Brasileira.
O desfile terá quatro eixos temáticos, e temas como a vacinação e a defesa da Amazônia ganharão destaque. O tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça está mantido como um dos pontos altos do dia.