DF vacinou 8,11% do público-alvo contra a influenza em 16 dias de campanha
Após duas semanas da campanha, 89 mil buscaram imunização; grupo prioritário tem 1 milhão de pessoas, informou secretaria
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
Com 16 dias desde o início da campanha de vacinação contra a influenza, 8,11% das pessoas do grupo prioritário procuraram os postos, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Foram aplicadas 89.976 doses em um universo de 1.109.385 moradores que podem receber a vacina de graça pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O DF foi a primeira região do país a começar a campanha, em 19 de março.
A campanha nacional vai até 31 de maio. Até o momento, não existe previsão para a aplicação do público-alvo. Atualmente, podem receber o imunizante os seguintes grupos:
Para ser vacinado, a pessoa que pertence aos grupos contemplados deve comparecer a um dos postos de atendimento com documento de identificação e a caderneta de vacinação. Mesmo quem já recebeu imunizantes contra a gripe em períodos anteriores deve se vacinar.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, afirmou que a imunização ocorre no período de maior circulação dos vírus. “A vacina é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza [gripe], possuindo a capacidade de promover imunidade, reduzindo o agravamento da doença e as internações”, disse no primeiro dia da aplicação dos imunizantes. O DF recebeu 332 mil doses do imunizante e tem em estoque 134,4 mil doses.