Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

DF vai discutir criação da região administrativa do Arapoanga

Audiência pública sobre a formação da nova cidade será realizada no dia 7 de maio; convocação está no Diário Oficial do DF

Brasília|Rossini Gomes, do R7, em Brasília

Pista de cooper no Setor Habitacional Arapoanga, hoje integrado a Planaltina
Pista de cooper no Setor Habitacional Arapoanga, hoje integrado a Planaltina Pista de cooper no Setor Habitacional Arapoanga, hoje integrado a Planaltina

Está marcada para o dia 7 de maio uma audiência pública que discutirá a criação da Região Administrativa de Arapoanga, setor habitacional hoje integrado a Planaltina, no Distrito Federal. A convocação foi publicada no Diário Oficial do DF da última quarta-feira, dia 20.

O encontro será na Escola Classe 01 do Arapoanga (Quadra 18 B, Arapoanga Condomínio Mansões), em Planaltina, das 9h às 12h, e vai reunir "qualquer cidadã ou cidadão, sem distinção de qualquer natureza, interessado em contribuir com a proposta do projeto de criação" da região.

Trecho do Diário Oficial com os detalhes sobre a audiência pública
Trecho do Diário Oficial com os detalhes sobre a audiência pública Trecho do Diário Oficial com os detalhes sobre a audiência pública

"As perguntas, sugestões ou recomendações dos participantes ao projeto deverão ser realizadas por meio de inscrições orais ou por escrito em formulários específicos disponibilizados na recepção do evento", informa a publicação.

Os laudos técnicos, os estudos e as demais informações relativas à criação da Região Administrativa de Arapoanga ficarão disponíveis para consulta na página da Secretaria de Governo do Distrito Federal.

Publicidade

Nova reunião

A reunião acontecerá menos de um mês depois de uma audiência pública que discutiu a criação da região de Água Quente, Setor Habitacional com 20 mil moradores que faz parte do Recanto das Emas e que fica no limite do Dsitrito Federal, próximo à cidade goiana de Santo Antônio do Descoberto.

Representantes do governo, deputados distritais e moradores que participaram do encontro concordaram com a criação. De acordo com a Secretaria de Governo, a institucionalização "​depende de aprovação de projeto de lei a ser encaminhado pelo Chefe do Executivo."

Publicidade

Leia também

À época, o Palácio do Buriti informou que "a iniciativa da criação de administrações regionais é do Poder Executivo" e que "compete à CLDF [Câmara Legislativa] analisar o projeto e aprovar ou reprovar a proposta". O GDF informou que o governador "em princípio vai analisar todas as informações disponíveis".

DF tem 33 regiões administrativas

O Distrito Federal é dividido hoje em 33 regiões administrativas. As duas mais recentes, criadas no governo Ibaneis Rocha, são Sol Nascente/Pôr do Sol (19 de outubro de 2019) e Arniqueira (1º de outubro de 2019). A R.A. mais antiga é Brazlândia, estabelecida em 5 de junho de 1933, informou o governo.

As regiões administrativas são limites físicos que "definem a jurisdição da ação governamental para fins de descentralização administrativa e coordenação dos serviços públicos", disse o GDF.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.