Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Dia Nacional da Lembrança do Holocausto é instituído no dia 16 de abril

Lei foi sancionada e publicada no Diário Oficial desta terça-feira; episódio marca perseguição dos judeus pelo regime nazista

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News
Mais de 6 milhões de judeus perderam a vida no Holocausto Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que cria o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto, que será comemorado no dia 16 de abril. O episódio marca a perseguição sistemática e os assassinatos de mais de 6 milhões de judeus pelo regime nazista alemão. A data passa a integrar o calendário oficial brasileiro, e foi oficializada com a publicação da lei no Diário Oficial da União desta terça-feira (30).

Veja mais

Segundo o Museu Memorial do Holocausto, nos EUA, o período da perseguição foi entre 1933, quando Adolf Hitler e o Partido Nazista chegaram ao poder na Alemanha, e 1945, quando as potências aliadas derrotaram o regime e acabaram com a 2ª Guerra Mundial.


O antissemitismo era uma das principais caraterísticas do regime autoritário de Hitler, que publicou centenas de leis discriminatórias e violência organizada contra os judeus alemães. Apesar de ter começado muito antes, os campos de concentração são os símbolos mais lembrados das perseguições contra judeus e, ainda segundo o Museu, cerca de 2,7 milhões de homens, mulheres e crianças judias foram assassinados em cinco campos de extermínio.

Mesmo com a derrota de Alemanha nazista, muitos sobreviventes do Holocausto ainda enfrentaram ameaças e precisaram, inclusive, deixar suas casas. Seja por vontade própria ou forçadamente, muitos judeus acabaram imigrando para outros países, incluindo o Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.