Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Dino diz que vai aumentar equipes federais no Rio de Janeiro para reforçar segurança

Ministro da Justiça anunciou apoio ao estado e município ao citar Força Nacional, PF e PRF; mais de 30 ônibus foram incendiados

Brasília|Do R7, em Brasília

Mais de 30 ônibus foram incendiados nesta terça
Mais de 30 ônibus foram incendiados nesta terça

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que vai aumentar o efetivo de equipes federais no Rio de Janeiro para reforçar a segurança na cidade e no estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito por meio de uma publicação na noite desta terça-feira (23), dia em que mais de 30 ônibus foram incendiados em resposta à morte de sobrinho de um miliciano.

"Amanhã [terça (24)] estarão no Rio o Secretário Executivo Ricardo Cappelli; o Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar; e o Comandante da Força Nacional, coronel Alencar. Irão reunir com as nossas superintendências da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Também com as equipes dos governos estadual e municipal. Estamos mantendo e ampliando operações diárias no Rio, no que se refere à competência federal, com realização de prisões, investigações, patrulhamento e apreensões", escreveu Dino.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Vamos aumentar mais ainda as equipes federais%2C em apoio ao Estado e ao Município. Em um sistema federativo%2C temos que respeitar os demais entes da Federação e buscar ações convergentes%2C o máximo quanto possível. Foi assim que agimos em outros estados que atravessaram crises de Segurança neste ano de 2023. Teremos novas decisões nos próximos dias%2C sob orientação do Presidente Lula.

(Flávio Dino, ministro da Justiça)

O ataque teria ocorrido em retaliação à ação da Polícia Civil, que baleou Matheus Rezende, conhecido como Faustão, na comunidade Três Pontes.

O suspeito chegou a ser socorrido, com um comparsa, e levado para o Hospital Pedro II, na mesma região, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a polícia, Matheus é apontado como o segundo homem na hierarquia da milícia na região.


Matheus é sobrinho de Luis Antônio da Silva Braga, conhecido como Zinho, um dos criminosos mais procurados do estado do Rio de Janeiro. Ele assumiu a liderança da milícia que atua na zona oeste após a morte do irmão Wellington da Silva Braga, o Ecko, em 2021.

Rio em estágio de mobilização

A cidade do Rio entrou em estágio de mobilização, às 16h50, devido aos ataques contra os ônibus na região da zona oeste. Perto das 18h40, o alerta já tinha subido para estágio de atenção. Esse é o terceiro nível — em uma escala de cinco —, que considera os riscos de ocorrências de alto impacto no município. 


O Centro de Operações da Prefeitura do Rio fez um alerta para o fato de que há manifestações em Magarça, Paciência, Cosmos, Santa Cruz e Inhoaíba. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados.

Por segurança, a circulação de todas as linhas do BRT foi interrompida no corredor Transoeste, segundo a Mobi-Rio. O helicóptero da Record TV flagrou também a estação do BRT Santa Veridiana, em Santa Cruz, em chamas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.