Diplomata diz que Rússia planeja ataques com bandeira ucraniana
Representante da Ucrânia no Brasil afirma que seria uma forma de os russos atribuírem barbáries ao país inimigo
Brasília|Renata Varandas, da Record TV, e Kelly Almeida, do R7
A Ucrânia garante que a Rússia estaria planejando ações de ataque usando bandeiras ucranianas. O objetivo, segundo Anatoliy Tkach, encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia em Brasília, seria atribuir aos ucranianos barbáries cometidas no país. As declarações foram dadas pelo diplomata na manhã deste sábado (26), durante entrevista coletiva na Embaixada da Ucrânia em Brasília.
Segundo ele, as informações foram obtidas pelo serviço de inteligência ucraniano. Tkach disse também que 100 mil soldados russos estão em território ucraniano e que 3.500 já morreram desde o início dos ataques, na madrugada de quinta-feira (24). Sobre cidadãos ucranianos, o diplomata afirmou que foram 198 mortes até agora, incluindo três crianças e 38 civis. Outras 1.115 pessoas estão feridas, de acordo com o representante da embaixada.
Aos jornalistas, Anatoliy Tkach disse também que a Ucrânia segue em constantes ataques, intensificados nas últimas 24 horas, e que os soldados russos tentaram destruir a barragem de um rio e atiraram em equipes de resgate.
O representante diplomático chamou a decisão do presidente russo Vladimir Putin de "insana" e destacou que a Ucrânia pede "solidariedade e ajuda da comunicadade internacional".